Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Verão quente e seco. Governo holandês declara escassez nacional de água

Ministro das Infraestruturas e Gestão de Água dos Países Baixos pediu à população para pensar "se deve lavar o carro ou encher completamente a piscina insuflável".

Verão quente e seco. Governo holandês declara escassez nacional de água
Notícias ao Minuto

19:51 - 03/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Holanda

O governo holandês declarou, esta quarta-feira, escassez nacional de água, causada pelo verão quente e seco que se tem vivido em grande parte da Europa, e pediu à população que poupe. 

Para colmatar este problema, os Países Baixos anunciaram a formação de uma equipa nacional que irá elaborar medidas para gerir os abastecimentos, relata a Associated Press.

"A escassez de água já está a ter um efeito negativo na navegação e na agricultura em particular", disse o ministro das Infraestruturas e Gestão de Água, Mark Harbers.

Como tal, pediu aos cidadãos para "pensarem cuidadosamente se devem lavar o carro ou encher completamente a piscina insuflável", frisando: "Os Países Baixos são um país aquático, mas a nossa água também é preciosa aqui".

O governo mencionou que o abastecimento de água potável não está ameaçado e afirmou que ainda não são necessárias novas medidas, mas que poderão vir a ser "nas próximas semanas".

Alguns barcos que atravessam os rios, em diversas partes do país, foram forçados a parar as viagens de passageiros devido ao baixo nível de água. Também o transporte de mercadorias feito através dos rios ficou afetado pelas condições de seca.

Este verão, choveu pouco nos Países Baixos o que agravou ainda mais a situação de falta de água. O executivo da União Europeia advertiu no mês passado que o continente está a enfrentar um dos seus anos mais difíceis quando se trata de catástrofes naturais como secas e incêndios devido à crescente mudança climática.

Leia Também: PM holandês pede desculpa a veteranos dos Balcãs por massacre na Bósnia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório