Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro-ministro do Peru apresenta demissão. É o 4.º no espaço de um ano

Aníbal Torres era primeiro-ministro do Peru desde fevereiro de 2022, depois de ter sido ministro da Justiça entre julho de 2021 e fevereiro de 2022.

Primeiro-ministro do Peru apresenta demissão. É o 4.º no espaço de um ano
Notícias ao Minuto

14:54 - 03/08/22 por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo Aníbal Torres

O primeiro-ministro do Peru, Aníbal Torres, apresentou esta quarta-feira a sua demissão, alegando “razões pessoais”. Numa carta, dirigida ao presidente Pedro Castillo, Torres agradeceu a “confiança” depositada em si.

Aníbal Torres renunciou ao cargo de presidente do Conselho de Ministros numa carta enviada a Pedro Castillo. Na carta, que publicou sobre redes sociais, o antigo chefe do PCM afirmou que "por razões pessoais coloco-me à vossa disposição".

“Aproveito esta oportunidade para vos agradecer a confiança depositada em mim, primeiro como ministro da justiça, e depois como primeiro-ministro”, afirmou na carta, que publicou nas redes sociais. 

O primeiro-ministro demissionário explica que se vai retirar do cargo “após ter servido” o país, “especialmente as pessoas mais negligenciadas e esquecidas”. “Hoje é a minha vez de regressar às salas de aula da universidade com os meus alunos e de retomar aquilo que eu mais sentia falta: a investigação jurídica”, esclareceu.

Aníbal Torres era primeiro-ministro do Peru desde fevereiro de 2022, depois de ter sido ministro da Justiça entre julho de 2021 e fevereiro de 2022. É o quarto a demitir-se desde que Pedro Castillo assumiu a Presidência do Peru, em julho de 2021.

A presidência de Castillo tem sido marcada por várias polémicas, com o Ministério Público a acusá-lo de corrupção. 

Leia Também: Produção de cocaína na Colômbia e Peru diminuiu em 2021 mas ainda elevada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório