Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Lavrov diz que visita de Pelosi a Taiwan é tentativa de "irritar" a China

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo acusou ainda os Estados Unidos de agirem com “impunidade”.

Lavrov diz que visita de Pelosi a Taiwan é tentativa de "irritar" a China

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, considerou, esta quarta-feira, que a visita da líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América (EUA), Nancy Pelosi, foi uma tentativa de Washington de “irritar” Pequim.

“Não vejo outra razão para criar tal aborrecimento quase do nada, sabendo muito bem o que [a visita] significa para a República Popular da China”, defendeu Lavrov, durante uma visita a Myanmar. 

O ministro acusou ainda os Estados Unidos de agirem com “impunidade”. "Os Estados Unidos têm o desejo de provar que são impunes e podem fazer o que querem", frisou.

Nancy Pelosi aterrou, na terça-feira, em Taiwan, apesar das ameaças da China, sendo a mais importante responsável norte-americana a visitar a ilha nos últimos 25 anos. Pequim, que considera Taiwan parte integrante do território da República Popular da China, considerou a visita de Pelosi uma "grande provocação" e, em resposta, enviou 21 aviões militares para a Zona de Identificação da Defesa Aérea de Taiwan.

Impôs ainda, pelo segundo dia consecutivo, sanções comerciais a Taiwan proibindo a importação de citrinos, rebentos de bambu congelados e dois tipos de peixe, bem como a bloqueou a exportação de areia para a República da China.

Leia Também: Pequim diz que aqueles que "ofendem a China devem ser punidos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório