Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Visita de Pelosi. Taipé denuncia incursão de 21 aviões militares chineses

Taiwan denunciou hoje uma incursão de mais de 20 aviões militares chineses na sua zona de defesa aérea, num momento em que a presidente da Câmara dos representantes norte-americana, Nancy Pelosi, iniciou uma controversa visita à ilha.

Visita de Pelosi. Taipé denuncia incursão de 21 aviões militares chineses
Notícias ao Minuto

19:33 - 02/08/22 por Lusa

Mundo Taiwan

"Em 02 de agosto de 2022, 21 aviões das Forças Armadas chinesas (...) entraram na ADIZ (zona de identificação de defesa aérea, mais ampla que o espaço aéreo) do sudoeste de Taiwan", anunciou o Ministério da Defesa taiwanês num comunicado divulgado na rede social Twitter.

O avião que transportou a líder da câmara baixa do Congresso norte-americano e a respetiva comitiva aterrou hoje eram cerca das 15:43 (hora de Lisboa) em Taiwan, apesar de a China ter ameaçado com "consequências desastrosas" caso se confirmasse a visita da representante norte-americana ao território, que Pequim encara como uma província separatista.

Na sequência da visita de Pelosi, a China anunciou hoje ter entrado em "alerta máximo" e que vai lançar "uma série de operações militares", que considera como "contramedidas".

Leia Também: Taipé afirma que visita de Pelosi demonstra "apoio inabalável" dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório