Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Illinois. Menino de 8 anos vítima de tiroteio no 4 de Julho deixou UCI

A bala que atingiu Cooper entrou no seu abdómen e danificou-lhe o fígado, a aorta abdominal e o esófago. Também a medula espinhal sofreu lesões e o menino ficou paraplégico.

Illinois. Menino de 8 anos vítima de tiroteio no 4 de Julho deixou UCI
Notícias ao Minuto

16:06 - 02/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Illinois

Cooper Roberts, de apenas oito anos, foi umas das vítimas do tiroteio ocorrido no passado dia 4 de julho, num desfile do Dia da Independência, em Chicago, no Illinois, no qual morreram pelo menos sete pessoas e dezenas ficaram feridas. O menino, que ficou gravemente ferido na sequência do massacre, deixou os Cuidados Intensivos e foi transferido, no domingo, para um centro de reabilitação.

Tal como relata o Chicago Sun-Times, a família considera que a sobrevivência de Cooper foi um milagre. A criança passou a maior parte do tempo desde que foi baleada em estado crítico. Além de ter sofrido grande danos nos órgãos, também a medula espinhal sofreu lesões que deixaram Cooper paralisado da cintura para baixo.

“O Cooper está a comer comida sólida agora, incluindo um de seus prato favoritos, macarrão com queijo”, disse a família, num comunicado que foi divulgado na segunda-feira, de acordo com o jornal norte-americano. “Ele também pôde visitar o seu cão George, um feliz reencontro para os dois”, acrescentaram.

No tiroteio também ficaram feridos a mãe de Cooper, Keely Roberts, e o seu gémeo, Luke. Mas Cooper foi aquele que sofreu ferimentos mais graves.

Inicialmente, o menino foi tratado num hospital em Highland Park e, posteriormente, transferido de helicóptero para o Comer Children's Hospital, da Universidade de Chicago, onde foi submetido a várias cirurgias.

Cooper encontra-se agora no centro de reabilitação Shirley Ryan AbilityLab, em Streetville. Além das necessidades de fisioterapia e terapia ocupacional que o menino precisará, será também feita uma avaliação para determinar a necessidade de “outros serviços de reabilitação e saúde mental para apoiar Cooper a recuperar sua força e a alcançar o seu potencial máximo no futuro”.

Através da plataforma GoFundMe, já foi possível arrecadar mais de 1,7 milhões de dólares, mais de 1,6 milhões de euros, para ajudar a criança.

Recorde-se que o suspeito, Robert E. Crimo,  foi detido oito horas depois do incidente, a cerca de oito quilómetros do local, depois de ter evitado a captura inicial vestindo-se de mulher e misturando-se com a multidão em fuga. Crimo enfrenta mais de uma centena de acusações.

Leia Também: Illinois. Autor de tiroteio no 4 de Julho indiciado por 117 crimes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório