Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

'Vlogger' chinesa investigada por cozinhar tubarão branco. Arrisca prisão

Uma criadora de vídeos de conteúdos culinário nas redes sociais está sob escrutínio das autoridades chinesas após ter divulgado imagens em que coze e assa carne de um grande tubarão branco, em risco de extinção.

'Vlogger' chinesa investigada por cozinhar tubarão branco. Arrisca prisão
Notícias ao Minuto

08:04 - 02/08/22 por Lusa

Mundo China

O Departamento de Agricultura de Nanchong, na província central de Sichuan, confirmou que foi aberta uma investigação policial após os vídeos se tornarem virais, a 14 de julho, de acordo com o jornal estatal Global Times.

Nas imagens, a cozinheira afirma que o tubarão tinha cerca de dois metros de comprimento, que tinha sido cortado em Sichuan e que era proveniente de um viveiro, criado para consumo.

No entanto, os internautas ficaram indignados: a etiqueta ('hashtag') criada sobre o vídeo conta com mais de 520 milhões de visualizações na rede social Weibo, o equivalente chinês do Twitter, que é censurado na China.

A 'vlogger', que já apagou os vídeos controversos, tem milhões de seguidores nas plataformas de vídeo chinesas Douyin e Kuaishou.

Segundo outros meios de comunicação locais, a jovem comprou o tubarão na plataforma de comércio eletrónico JD.com, sendo que o espécime veio da província de Fujian, onde se registaram já detenções relacionadas com esta venda.

A mulher pode enfrentar uma pena de mais de dez anos de prisão e uma pesada multa se a investigação determinar que cometeu o crime de compra ilegal de animais em risco de extinção, embora a pena dependa do valor do tubarão, determinado pela idade e tamanho, explicou uma fonte legal especializada ao diário Global Times.

Leia Também: China proíbe importação de mais de 100 produtos alimentares de Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório