Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Salvadorenhos contra construção de penitenciária para membros de gangues

Um grupo de habitantes de São Vicente, em El Salvador, protestou hoje contra a construção de uma penitenciária para alegados membros de gangues capturados durante o estado de emergência implementado para combater esse tipo de delinquência.

Salvadorenhos contra construção de penitenciária para membros de gangues
Notícias ao Minuto

06:42 - 02/08/22 por Lusa

Mundo El Salvador

Os moradores do município de Tecolouca, onde deverá ser construída a colónia penal, mostraram-se contra o projeto e afirmaram que o mesmo provocará "graves" danos ambientais, de acordo com a imprensa local, citada pela agência Efe.

"É um projeto que não foi consultado, que não tem a aprovação do município e que vai provocar sérios danos ambientais, sociais e de produtividade, tais como a contaminação dos rios e aquíferos, dos quais subsistem as comunidades" locais, sustentou uma representante dos moradores num vídeo reproduzido pelo La Prensa Gráfica.

O presidente Nayib Bukele anunciou em 22 de junho, no Twitter, a construção de uma penitenciária "gigante" para a qual serão levados os alegados elementos de gangues capturados durante o estado de emergência no país.

Bukele afirmou, então, que o centro penitenciário ficaria "longe das cidades", rodeado por propriedades do Estado e com centenas de milhar de metros de construção, vários níveis de muros e 37 torres de vigilância, o que "torna impossível uma fuga".

O enorme empreendimento teria espaço "para 40 mil terroristas", que ficariam, assim, "isolados do mundo exterior".

O Governo de El Salvador não revelou, no entanto, o custo da obra nem como a mesma será financiada.

O país está em estado de emergência desde o final de março, após uma onda de assassinatos que fez 87 vítimas.

Em resposta, a Assembleia Legislativa aprovou a suspensão de garantias constitucionais para dar poderes especiais ao executivo para lidar com a crise de segurança.

Leia Também: EUA acusam 60 indivíduos de países da América Central de corrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório