Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Ucrânia recebe quatro novos lança-foguetes HIMARS dos EUA

A Ucrânia recebeu hoje quatro novos lança-foguetes HIMARS provenientes dos EUA, revelou o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikiv, que se juntam a um lote de MARS II alemães anunciados horas antes pelo mesmo governante.

Ucrânia recebe quatro novos lança-foguetes HIMARS dos EUA
Notícias ao Minuto

23:57 - 01/08/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Os dois sistemas de lançamento múltiplo de foguetes reforçam o arsenal de artilharia de longo alcance da Ucrânia, que Kiev diz estar a modificar a dinâmica do campo de batalha na guerra contra os invasores russos.

Em reação às últimas entregas de Washington, Reznikov disse estar "grato" ao presidente dos EUA, Joe Biden, e ao seu homólogo norte-americano, Lloyd Austin, por terem "fortalecido" o exército ucraniano.

"Provámos ser operadores inteligentes dessas armas. O som do lançamento dos HIMARS tornou-se no maior sucesso deste verão nas linhas da frente", acrescentou o ministro ucraniano.

O MARS II, fornecido pela Alemanha, foi o terceiro sistema avançado de lança-foguetes fornecido à Ucrânia pelos seus aliados do Ocidente, juntamente com o HIMARS e o MLRS M270.

Até ao momento, os EUA entregaram cerca de 20 sistemas HIMARS à Ucrânia, como parte do seu programa de apoio ao exército daquele país para enfrentar a invasão russa.

Leia Também: EUA vão enviar mais quatro sistemas Himars pedidos por Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório