Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

EUA sancionam 6 empresas por "facilitarem" negócios com petróleo do Irão

Os Estados Unidos (EUA) sancionaram hoje mais seis empresas asiáticas que acusam de facilitar as "transações ilícitas" de petróleo iraniano e derivados, informaram os Departamentos de Estado e do Tesouro.

EUA sancionam 6 empresas por "facilitarem" negócios com petróleo do Irão
Notícias ao Minuto

23:09 - 01/08/22 por Lusa

Mundo petróleo iraniano

Três das empresas são de Hong Kong, uma de Singapura, uma da China e outra dos Emirados Árabes Unidos.

"Até que o Irão esteja pronto para voltar à plena implementação dos seus compromissos, continuaremos a impor sanções à venda ilícita de petróleo e petroquímicos iranianos", disse o secretário-adjunto do Tesouro para o Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian E. Nelson.

O responsável afirmou que os EUA prosseguem o caminho da diplomacia para conseguir um regresso mútuo à plena implementação do acordo nuclear com o Irão.

Entre as empresas sancionadas estão a Pioneer Ship Management PTE LTD (Singapura) e da Chinesa Golden Warrior Shipping.

As outras quatro empresas são a Blue Cactus Heavy Equipment and Machinery Spare Parts Trading (EAU), Farwell Canyon (Hong Kong), Shekufei International Trading (Hong Kong) e Pznfr Trading Limited (Hong Kong.

O pacto nuclear de 2015, conhecido como JCPOA, limitou o programa atómico do Irão em troca do levantamento das sanções, mas, em 2018, o então Presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou-o unilateralmente e reimpôs sanções contra a República Islâmica.

Teerão reagiu um ano depois com a aceleração do seu programa de enriquecimento de urânio, e desde o ano passado negoceia com cinco potências e indiretamente com os Estados Unidos o restabelecimento do pacto atómico.

O diálogo com o Irão é uma das principais questões abordadas na conferência das Nações Unidas sobre a revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear, que se realiza hoje em Nova Iorque pela primeira vez em sete anos.

Leia Também: EUA anunciam morte de líder da Al-Qaeda em operação no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório