Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Governador de Kherson diz que forças ucranianas retomaram 46 localidades

As forças ucranianas retomaram 46 localidades na estratégica região de Kherson (sul) no âmbito da sua contraofensiva, garantiu hoje o governador local.

Governador de Kherson diz que forças ucranianas retomaram 46 localidades
Notícias ao Minuto

15:49 - 01/08/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Até ao momento, 46 localidades ocupadas na região de Kherson foram libertadas", declarou à televisão estatal Dmytro Butry, governador da região de Kherson.

Segundo referiu, estas povoações situam-se na parte norte da região, na fronteira com Dnipropetrovsk, e na parte sul, junto à região de Mykolaiv, fortemente bombardeada.

Algumas das localidades retomadas "foram destruídas a 90% e permanecem sob constantes ataques".

A situação humanitária na região é crítica, declarou o governador, reiterando o apelo das autoridades aos que permanecem na região para "se retirarem em direção a regiões mais seguras".

No decurso dos primeiros dias da invasão desencadeada em 24 de fevereiro, as tropas russas apoderaram-se da quase totalidade desta região estratégica situada a norte da Crimeia, a península anexada por Moscovo em 2014.

Nas últimas semanas, o exército ucraniano, reforçado pela entrega de artilharia de longo alcance fornecida pelo ocidente, em particular os Estados Unidos, desencadeou uma contraofensiva.

As forças ucranianas bombardearam depósitos e posições militares russas e danificaram pontes utilizadas como vias de abastecimento cruciais para as tropas de Moscovo na cidade de Kherson.

Em julho, um responsável ucraniano prometeu que a província de Kherson seria retomada pelas forças ucranianas até setembro.

As forças russas entraram em Kherson, capital da província (oblast) com o mesmo nome, em 03 de março. Foi a primeira cidade importante conquistada pelos russos desde o início da invasão.

A Rússia lançou em fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de 5.100 civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Rússia anuncia prisão de 21 cúmplices das forças ucranianas em Kherson

Recomendados para si

;
Campo obrigatório