Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Sudão regista primeiro caso de Monkeypox. Trata-se de um jovem de 16 anos

Foram registados 38 casos suspeitos no país.

Sudão regista primeiro caso de Monkeypox. Trata-se de um jovem de 16 anos
Notícias ao Minuto

10:54 - 01/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Monkeypox

O Sudão registou o primeiro caso de infeção humana do vírus Monkeypox, revelou, no domingo, o Ministério da Saúde do país. O caso foi detetado no estado de Darfur, num estudante de 16 anos. 

“Havia 38 casos suspeitos no país, mas todos eles estavam negativos, exceto em Darfur”, disse Montaser Mohamed Osman, diretor do Departamento de Doenças Infeciosas do Ministério da Saúde.

Mais de 18 mil casos de Monkeypox foram detetados em todo o mundo desde o início de maio passado, fora das áreas endémicas de África. A doença foi relatada em 78 países até agora e 70% dos casos estão concentrados na Europa e 25% nas Américas, segundo a OMS.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) revelou que, até à passada quinta-feira, Espanha era o país mais com mais casos de Monkeypox na Europa. Segue-se a Alemanha, França e os Países Baixos. Portugal surge no 5.º lugar.

Em Portugal, foram confirmados mais 45 casos do vírus na última semana, aumentando para 633 o número total de casos, revelou a Direção-Geral da Saúde. Do total de casos confirmados até 27 de julho, 536 já foram reportados no SINAVEmed. A maioria dos infetados (43%) tem entre 30 e 39 anos e são do sexo masculino (99,6%). Registam-se ainda dois casos reportados no sexo feminino.

Leia Também: DGS. "Extinguir totalmente" a Monkeypox "poderá ser difícil"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório