Procurar

Jornada Munidal prepara-se com atenção às com limitações físicas do Papa

Quando o Papa Francisco chegar a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa2023) daqui a um ano, vai ter tudo preparado na capital portuguesa para que os seus problemas de mobilidade não afetem a sua missão.

Jornada Munidal prepara-se com atenção às com limitações físicas do Papa

© Getty Images

Lusa
01/08/2022 09:17 ‧ há 3 anos por Lusa

A aposta, segundo o bispo responsável pela organização, Américo Aguiar, é preparar tudo para o pior cenário, ou seja, de grandes dificuldades de locomoção do pontífice, esperando, no entanto, que tal não se verifique.

"Desde que assumimos este compromisso (...) que temos colocado todos os cenários possíveis naquilo que significam as limitações de movimentação do próprio Santo Padre e estamos a trabalhar de maneira a que as limitações sejam muitas e as exigências de circulação sejam as menores possíveis", diz o bispo à agência Lusa.

"Mas não está a ser o problema maior, contando nós, a esta distância, preparar o que for necessário. Depois, se não for necessário, também não será obstáculo", acrescenta.

O que ainda não é conhecido é o programa que o Papa cumprirá na sua segunda visita a Portugal -- a primeira foi em 2017, para a canonização dos videntes de Fátima, Jacinta e Francisco Marto, no centenário das aparições.

"Vamos começar a trabalhar o programa do Papa mais em janeiro/fevereiro", adianta Américo Aguiar, admitindo que "há coisas em aberto que se querem marcar e que não estão marcadas", embora "o esqueleto do programa da jornada é sempre o mesmo, não há alteração nenhuma", ou seja, a vigília de sábado para domingo e a missa final de domingo contarão com a presença do Papa.

"E depois há aquilo que é o programa oficial e depois há o programa oficioso, que é aquilo que vem do coração e da vontade do próprio Papa, durante esse tempo em que estiver connosco, naquilo que significam as suas visitas, as suas deslocações", reconhece o prelado, acrescentando que há uma deslocação que Francisco já lhe sinalizou, bem como ao Presidente da República, ao Governo, aos cardeais António Marto e Manuel Clemente, "que é querer antes, durante ou no fim, ir a Fátima. Portanto, isso também (...) fará parte da programação".

E que experiência vão ter os jovens que vierem a Lisboa em agosto de 2023? "Eu imagino que vai ser uma experiência única. Quem já teve a graça de testemunhar no terreno as Jornadas Mundiais da Juventude, vê que é qualquer coisa inesquecível", assegura o bispo.

"Estou a ver - e penso que posso ajudar a entender um bocadinho - o Panamá [país que acolheu a última JMJ, em 2019] à chegada das várias delegações. Os miúdos a falar as suas línguas, inglês, espanhol, francês e outras, como alemão e polaco e por aí fora e, a certa altura, começo a ouvi-los a falar uma língua nova que não é o inglês, não é bem espanhol, é uma coisa, uma mescla daquilo que significa a facilidade com que os jovens comunicam", afirma Américo Aguiar.

E exemplifica de forma mais expressiva: "vamos testemunhar aquilo que significam as multidões das redes sociais onde eles normalmente habitam, para aquilo que é os olhos nos olhos, coração a coração e, de um momento para o outro, vais ter centenas de milhares de jovens como um rio a circular pela cidade, a circular pela Grande Lisboa, naquilo que significa este encontro, esta festa da fraternidade universal que o Papa nos pede".

E para este encontro, o convite é feito também aos jovens não-católicos.

"Não é feito a nenhuma religião, a nenhuma sensibilidade, nem a nenhum setor particularmente especial. O convite para a Jornada Mundial da Juventude, todos os papas o fizeram aos jovens do mundo inteiro e é isso que nós temos replicado e é esse esforço que temos feito", diz o bispo auxiliar de Lisboa.

Na peregrinação dos símbolos da Jornada -- a decorrer nas dioceses até ao início da JMJ -, afirmou: "O que temos feito é ir ao encontro dos jovens, até fora daquilo que é o nosso ambiente cristão, católico porventura, e portanto, a nossa obrigação é convidar todos, depois cada um decidirá na sua liberdade se vai, se não vai, se diz sim ou diz não".

"Nós somos um povo aberto, portanto não é problema para nós especial, mas é uma oportunidade de reforçarmos que o convite é para todos e que o pórtico da entrada da jornada não tem portinhas, nem janelinhas, nem secções. É uma porta aberta, escancarada para todos, lembrando a frase do Papa João Paulo II no início do seu pontificado: 'Abri as portas do coração a Cristo'", frisa.

E o convite vai ser feito de forma especial nesta semana, entre quarta-feira e domingo, em Santiago de Compostela, na Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ), que contará com a presença dos símbolos da JMJ - a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani -- e, pelo menos, do bispo Américo Aguiar e do cardeal António Marto, este como enviado especial do Papa Francisco.

A PEJ é encarada como "o pontapé de saída do 'countdown' dos 365 dias" para a JMJ e a presença portuguesa vai servir para "ativar a marca" JMJ Lisboa 2023 junto de muitos milhares de jovens europeus.

No fim de semana de 6 e 7 de agosto, o programa da PEJ replicará um pouco "aquilo que são os eventos centrais da Jornada Mundial da Juventude: há uma vigília e uma celebração que vai ter uma especial presença do cardeal Marto, porque o cardeal Marto é o legado pontifício que o papa Francisco envia e por isso, para nós também é particularmente simbólico e importante que este legado seja português, que este legado leve Fátima no seu coração e que este legado possa também fazer esta ponte ibérica de Compostela a Lisboa", afirma Américo Aguiar.

Leia Também: "Tolerância zero" a abusos é preocupação da Jornada Mundial da Juventude

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10