Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Nova Iorque em estado de emergência por aumento de casos de Monkeypox

O estado de Nova Iorque declarou na sexta-feira estado de emergência na sequência de um aumento de casos de Monkeypox nos últimos dias, principalnente na cidade de Nova Iorque.

Nova Iorque em estado de emergência por aumento de casos de Monkeypox
Notícias ao Minuto

07:51 - 30/07/22 por Lusa

Mundo Monkeypox

De acordo com a declaração de emergência, assinada pela governadora do estado de Nova Iorque, a democrata Kathy Hochul, a região totaliza já 1.400 infeções.

A declaração de emergência permite aos organismos estaduais mobilizar fundos e recursos para ajudar as localidades a combater o vírus.

Em meados de julho, Nova Iorque ativou um sistema de informações sobre a varíola dos macacos para telemóveis, em que se envia a mensagem de texto "MONKEYPOX" ou "MONKEYPOXESP" para um número de telefone local. O sistema inclui informações sobre os sintomas e a transmissão da doença, além de dar orientações de ação após a exposição.

Mais de 18.000 casos de Monkeypox foram detetados em todo o mundo desde o início de maio passado, fora das áreas endémicas de África.

A doença foi relatada em 78 países até agora e 70% dos casos estão concentrados na Europa e 25% nas Américas, disse o responsável da OMS.

Em Portugal foram confirmados 588 casos.

A DGS aconselha as pessoas que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, a procurar aconselhamento médico e a evitarem contacto físico direto.

A vacina contra a varíola, assim como antivirais e a imunoglobulina 'vaccinia' (VIG), podem ser usados como prevenção e tratamento para a Monkeypox, uma doença rara.

A doença, que tem o nome do vírus, foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo, depois de o vírus ter sido detetado em 1958 no seguimento de dois surtos de uma doença semelhante à varíola que ocorreram em colónias de macacos mantidos em cativeiro para investigação - daí o nome "Monkeypox" ("monkey" significa macaco e "pox" varíola).

Leia Também: Espanha confirma vítima mortal do vírus Monkeypox. A primeira na Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório