Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Blinken e Lavrov tem uma conversa "franca e direta" sobre prisioneiros

Os EUA propuseram a libertação de dois americanos detidos na Rússia, nomeadamente Brittney Griner e Paul Whelan.

Blinken e Lavrov tem uma conversa "franca e direta" sobre prisioneiros

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, informou que teve, esta sexta-feira, uma conversa "franca e direta" com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo Sergei Lavrov sobre a proposta de troca de prisioneiros, segundo a agência Reuters.

Os EUA propuseram a libertação de dois norte-americanos detidos na Rússia, nomeadamente Brittney Griner e Paul Whelan.

Griner, é uma atleta praticante de basquetebol que foi presa num aeroporto de Moscovo em fevereiro quando se deslocava para jogar no país. A polícia alega que encontrou latas de 'vape' na sua posse que continham óleo de cannabis, proibido no país.

A atleta, de 31 anos, declarou-se culpada e pode ficar presa na Rússia durante 10 anos. Apesar de ter aceite a sua sentença, sabe-se que, durante o julgamento, um intérprete traduziu apenas uma fração do que Griner dizia e, enquanto estava detida, foi-lhe pedido para assinar documentos de forma forçada.

Já Paul Whelan é um antigo responsável de segurança corporativa e da marinha dos EUA, no Michigan, tendo sido condenado em 2020 a 16 anos de prisão por acusações de espionagem. O governo dos EUA denunciou as acusações como falsas.

Mais detalhes sobre a resposta de Lavrov, não foram conhecidos, no entanto, confirma-se que as negociações estão em curso e que se espera trocar estes prisioneiros pelo traficante de armas russo condenado nos EUA, Viktor Bout.

A imprensa internacional adianta também que o representante americano insistiu que a Rússia deve cumprir o acordo de exportação de cereais ucranianos feito na Turquia e que o mundo "nunca reconhecerá a anexação de territórios ucranianos".

Leia Também: Lavrov disposto a discutir troca de prisioneiros com Estados Unidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório