Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Palestina anuncia relançamento de iniciativa para a plena adesão à ONU

A Autoridade Palestiniana anunciou hoje a renovação da sua iniciativa diplomática para tentar ser membro de pleno direito da Organização das Nações Unidas (ONU).

Palestina anuncia relançamento de iniciativa para a plena adesão à ONU
Notícias ao Minuto

22:22 - 28/07/22 por Lusa

Mundo ONU

Em 2012 o organismo aprovou em assembleia geral a atualização do estatuto da Palestina para o de Estado observador não membro.

O observador permanente da Palestina junto da ONU, Riyad Mansur, explicou numa entrevista à estação de rádio Voice of Palestine que foram iniciados contactos "aos mais altos níveis" para tentar alcançar o reconhecimento total.

O responsável apontou ações a nível político e diplomático em coordenação com vários chefes de Estado, incluindo os presidentes dos Estados Unidos e França, Joe Biden e Emmanuel Macron, e o rei Abdullah II da Jordânia, de acordo com a agência noticiosa palestiniana WAFA.

Macron salientou na semana passada que "não há alternativa" a um relançamento do processo de paz israelo-palestiniano e apelou para o início de "um diálogo político direto" para tentar alcançar um acordo para uma paz "justa e duradoura".

O Presidente francês, que recebeu o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, em Paris, exortou a "trabalhar em conjunto com parceiros de boa vontade para reabrir um horizonte político credível".

Uns dias antes, Abbas tinha-se encontrado com Biden em Belém, no âmbito da viagem do Presidente dos EUA pelo Médio Oriente.

Mansur explicou que o objetivo é "que a Palestina não continue refém das ações da ocupação israelita" e defendeu a importância de a comunidade internacional "assumir as suas responsabilidades na proteção do povo palestiniano e na preservação da solução de dois Estados" face às "políticas do apartheid" promovidas por Israel.

Leia Também: ONU consagra direito humano a um ambiente limpo, saudável e sustentável

Recomendados para si

;
Campo obrigatório