Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

100 mil ucranianos fugiram para a Grã-Bretanha desde início da guerra

A deslocação acontece no âmbito dos dois programas concebidos pelo país para apoiar os cidadãos que foram obrigados a fugir da Ucrânia na sequência da invasão russa.

100 mil ucranianos fugiram para a Grã-Bretanha desde início da guerra
Notícias ao Minuto

13:10 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Mais de 100.000 ucranianos chegaram a território britânico no âmbito de dois esquemas concebidos pelo país para apoiar os cidadãos que foram obrigados a fugir da Ucrânia na sequência da invasão russa, que teve início a 24 de fevereiro. A informação foi avançada pelo governo britânico esta quinta-feira, noticia a Reuters.

Em causa estão dois programas distintos: um deles direcionado para os ucranianos que têm já família a residir no Reino Unido; e um outro que permite aos britânicos disponibilizarem alojamento àqueles que estão em fuga da guerra. 

Ambos, destaca a Reuters, enfrentaram inicialmente algumas críticas por serem excessivamente burocráticos e por deixarem muitos dos refugiados durante uma situação indefinida ao longo de semanas.

Mas, de acordo com o governo britânico, o processo associado é agora totalmente digital e prevê um processamento dos pedidos num prazo máximo de 48 horas. E permitirá, também, que menores de idade se candidatem para vir para a Grã-Bretanha sem acompanhamento dos pais ou tutores, caso tenham prova do consentimento parental. 

De acordo com os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a ofensiva militar russa causou a fuga de mais de 16 milhões de pessoas, das quais mais de 5,9 milhões para fora do país.

A guerra resultou ainda na morte de mais de 5.100 civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. Por outro lado, mais de 15,7 milhões de pessoas precisam, neste momento, de assistência humanitária no país.

Leia Também: Oito refugiados encontrados mortos na costa marroquina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório