Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Reino Unido terá o seu primeiro julgamento com cobertura televisiva

A primeira sentença com cobertura televisiva no país será no Tribunal Central Criminal, conhecido como Old Bailey, em Londres.

Reino Unido terá o seu primeiro julgamento com cobertura televisiva
Notícias ao Minuto

19:11 - 27/07/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Tribunais

A partir desta quinta-feira será permitido que as câmaras de televisão entrem em julgamentos no Reino Unido. Porém, apenas por alguns minutos em cada caso.

Segundo o canal britânico SkyNews, o tempo de cobertura televisiva ficará restrito ao juiz que proferir uma sentença e explicar os motivos da mesma, com um intervalo de tempo para evitar qualquer reação violenta ou abusiva por parte do acusado.

A primeira sentença com cobertura televisiva no país será no Tribunal Central Criminal, conhecido como Old Bailey, em Londres. O julgamento será o caso de Ben Oliver, de 25 anos, que admitiu ter praticado um homicídio contra o seu avô idoso, que esfaqueou.

Os espetadores poderão ver o que se vai passar dentro do tribunal por cerca de 30 minutos, mas as câmaras serão fixadas no juiz, sem o réu aparecer ou mesmo vítimas, jurados, advogados e testemunhas.

A introdução de câmaras em tribunais britânicos segue-se a uma longa campanha das principais emissoras britânicas. Os tribunais sempre foram abertos ao público, mas a maioria tem apenas alguns lugares disponíveis, o que significa que as pessoas em grande parte têm que confiar em testemunhas oculares como os repórteres de tribunal.

As câmaras foram permitidas em tribunais escoceses em 1992 e são permitidas em tribunais de todo o mundo em graus variados, nomeadamente na Austrália, África do Sul, Países Baixos e Ucrânia.

Nos Estados Unidos, alguns julgamentos são transmitidos na íntegra e muitas vezes com detalhes bastante explícitos.

Leia Também: MP já arquivou quatro denúncias de abusos sexuais na Igreja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório