Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Blinken reúne em Washington com família de jornalista palestiniana morta

Shireen Abu Akleh foi assassinada pelas forças militares israelitas enquanto cobria uma ação para a Al Jazeera.

Blinken reúne em Washington com família de jornalista palestiniana morta

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, recebeu, na terça-feira, a família da jornalista palestiniana Shireen Abu Akleh, em mais um esforço da administração norte-americana de encontrar um compromisso com os palestinianos sem deixar desconfortável o governo de Israel, o principal aliado na região.

A família da jornalista, que também tinha nacionalidade norte-americana, foi convidada a ir a Washington D.C. pela administração Biden para conversar sobre os incidentes em torno da morte da repórter.

Shireen Abu Akleh foi morta em maio pelas Forças de Defesa Israelitas enquanto cobria mais uma ação de opressão contra palestinianos em territórios ocupados por Israel. Akleh estava a cobrir a ação pela cadeia Al Jazeera, e estava devidamente identificada com um colete, mas acabou por ser atingida na cabeça com um tiro.

As autoridades israelitas apontam que a jornalista morreu num fogo cruzado entre o exército e terroristas palestinianos, mas testemunhas no local contam que Shireen foi um alvo direto. Outro repórter presente foi baleado, mas sobreviveu.

A morte de Shireen Abu Akleh gerou novos protestos na Palestina e no mundo inteiro contra o regime israelita e as práticas de cerco na Faixa da Gaza, que são regularmente comparadas a um regime de apartheid.

No próprio funeral da jornalista, considerada um símbolo da resistência palestiniana, as autoridades de Israel atacaram a procissão e o caixão caiu mesmo no chão, mas os vários líderes mundiais não apontaram o dedo a Israel, dada a relação diplomática turbulenta que o país, um dos principais aliados do Ocidente, requere.

Em Washington, o Departamento de Estado afirmou, num comunicado citado pela ABC News, que a reunião entre Blinken e os familiares serviu para "vincar as condolências pela sua morte trágica e reiterar que a prioridade é responsabilizar", algo que garante ter "discutido com os parceiros israelitas e palestinianos".

Mas a família, que esperava falar com o presidente Joe Biden (que se encontra infetado com Covid-19), escreveu que espera uma ação concreta por parte dos Estados Unidos.

"Embora ele tenha feito alguns compromissos sobre a morte de Shireen, continuamos à espera para ver se a administração irá fazer algo de nota para a responder aos nossos apelos de #JustiçaPorShireen", escreveu a sobrinha da jornalista, no Twitter.

Lina Abu Akleh também recordou que é necessária uma investigação independente ao homicídio - os palestinianos têm recusado uma investigação por parte das Forças de Defesa Israelita, por considerarem que o resultado seria claramente enviesado - e reiterou que Shireen foi "morta por um soldado israelita".

Ainda assim, acrescenta a familiar, foi um sinal positivo que a administração tenha organizado a reunião, depois de ter falhado aquando da recente viagem de Joe Biden a Israel. "Precisamos que ele nos ouça diretamente", rematou Lina.

Os Estados Unidos remetem, no entanto, para um relatório já existente que concluiu que Shireen Abu Akleh foi morta por forças israelitas, mas de forma acidental no meio de um fogo cruzado - uma versão contestada pelo Hamas e por algumas organizações não-governamentais que apoiam a causa palestiniana.

Também a Organização das Nações Unidas diz categoricamente que "os tiros que mataram Abu Akleh e feriram o seu colega Ali Sammudi vieram das forças de segurança israelitas e não de disparos indiscriminados de palestinianos armados, como inicialmente afirmaram as autoridades israelitas".

"Acreditamos que a publicação destas conclusões demonstra o nosso compromisso em desenvolver uma investigação credível, aprofundada e que culmina em responsabilidade", disse o porta-voz do Departamento de Estado, citado pela ABC News.

Leia Também: Família de jornalista palestiniana morta pede inquérito independente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório