Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Subiu para quatro o balanço de mortos em terramoto nas Filipinas

O balanço de mortos do forte terramoto que atingiu hoje as Filipinas subiu para quatro, além de dezenas de feridos, de acordo com as autoridades locais.

Notícias ao Minuto

10:06 - 27/07/22 por Lusa

Mundo Filipinas

O saldo inicial anunciado pelas autoridades era de dois mortos.

O terramoto de magnitude 7 na escala de Richter desencadeou deslizamentos de terra e danificou edifícios no norte das Filipinas, disseram as autoridades locais.

O epicentro do sismo ocorreu numa área montanhosa da província de Abra, declarou Renato Solidum, responsável do Instituto de Vulcanologia e Sismologia Filipino.

Entre os mortos estão um homem atingido pela queda de placas de cimento na sua casa em Abra, onde pelo menos 25 outras pessoas ficaram feridas.

Um trabalhador da construção civil também morreu na cidade montanhosa de La Trinidad, na província de Benguet, onde algumas estradas foram fechadas por deslizamentos de terras.

Muitas casas e prédios ficaram com as paredes rachadas, incluindo algumas que desabaram em Abra, para onde o Presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., que assumiu o cargo há menos de um mês, planeia viajar na quinta-feira para se encontrar com as vítimas e autoridades locais.

Marcos Jr. afirmou numa conferência de imprensa que estava no seu escritório no complexo do palácio presidencial de Malacanang, em Manila, quando os candeeiros começaram a balançar.

"Foi muito forte", sublinhou o Presidente filipino.

A Cruz Vermelha divulgou uma foto de um prédio de três andares em Abra que ficou inclinado em direção a uma estrada coberta de escombros. Um vídeo feito por uma testemunha em pânico mostrou partes de uma antiga torre de uma igreja a desabar envolta numa nuvem de poeira no topo de uma colina.

Pacientes, alguns em cadeiras de rodas, e pessoal médico foram retirados de pelo menos dois hospitais em Manila, mas mais tarde regressaram depois de os engenheiros encontrarem apenas algumas pequenas fissuras nas paredes.

A magnitude do terremoto foi revista para baixo, de 7,3 para 7, após uma análise mais aprofundada. O terramoto foi desencadeado pelo movimento numa falha local a uma profundidade de 17 quilómetros, disse o Instituto de Vulcanologia e Sismologia Filipino, acrescentando que são esperados danos e mais tremores secundários.

As Filipinas ficam ao longo do "Anel de Fogo" do Pacífico, um arco de falhas tectónicas em redor do Oceano Pacífico, onde ocorre a maioria dos terramotos do mundo. Também é atingido por cerca de 20 tufões e tempestades tropicais a cada ano, tornando-se um dos países mais propensos a desastres do mundo.

Um terramoto de magnitude 7,7 matou quase 2.000 pessoas no norte das Filipinas em 1990.

Leia Também: Pelo menos dois mortos e dezenas de feridos em sismo nas Filipinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório