Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Exército do Burkina Faso anuncia morte de 15 terroristas

As Forças Armadas do Burkina Faso anunciaram hoje a morte de 15 terroristas numa operação realizada na sequência de um ataque realizado na segunda-feira contra um destacamento em Kelbo (norte) que resultou na morte de dois militares.

Exército do Burkina Faso anuncia morte de 15 terroristas
Notícias ao Minuto

14:58 - 26/07/22 por Lusa

Mundo Burkina Faso

O Exército anunciou em comunicado que a "contraofensiva" foi lançada após a "resposta vigorosa" ao ataque e detalhou que "foi enviado apoio aéreo para intercetar o grupo de assaltantes que tentou fugir".

"Esta ação, coordenada com unidades terrestres, permitiu infligir uma pesada derrota ao inimigo", disse o Exército, sublinhando que foram destruídos três viaturas e que uma outra viatura, 27 motocicletas, munições e armas leves e pesadas foram recuperadas.

"Pelo menos 15 terroristas morreram nesta operação", salientou o Exército, que felicitou os militares que garantiram o que classifica como "resultados significativos".

A concluir o comunicado, o Exército pediu às forças burquinabês "que mantenham a dinâmica, que torna cada vez mais difícil a situação dos grupos terroristas armados".

O Burkina Faso registou a partir de 2015 um aumento significativo de ataques, desencadeados pelo movimento ligado à Al-Qaida e da organização ligada ao grupo extremista Estado Islâmico.

Os ataques também contribuíram para o aumento da violência entre comunidades e fizeram com que surgissem grupos comunitários de autodefesa.

Leia Também: Ex-Presidente Blaise Compaoré "pede perdão" à família de Thomas Sankara

Recomendados para si

;
Campo obrigatório