Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Lavrov. "Vamos certamente ajudar ucranianos a livrarem-se deste regime"

O responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros disse que o governo ucraniano era "anti-pessoas".

Lavrov. "Vamos certamente ajudar ucranianos a livrarem-se deste regime"
Notícias ao Minuto

15:52 - 25/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse que o objetivo principal objetivo na Ucrânia era tirar Volodymyr Zelensky do poder, assim como ajudar os ucranianos a "livrarem-se do regime".

As declarações foram feitas no primeiro dia de visitas oficiais a África, onde a Rússia está a tentar ganhar alguma apoio, ao mesmo tempo que continua a atacar o porto de Odessa - apesar do acordo assinado na sexta-feira para a exploração de cereais.

De acordo com a publicação Al Jazeera, Sergei Lavrov disse, no domingo, numa conferência com a Liga Árabe, no Egito, que a Rússia estava determinada e ajudar os ucranianos a "libertarem-se do fardo que é este regime inaceitável", referindo-se ao governo ucraniano.

"Os russos e ucranianos continuariam a viver juntos, vamos certamente ajudar os ucranianos a livrarem-se deste regime, que é absolutamente anti-pessoas e anti-histórico", referiu, citado pela Jazeera.

Estas declarações vão contra as primeiras declarações feitas pelos responsáveis russos, que no início da guerra diziam que a "operação militar especial" que levavam a cabo na Ucrânia tinha como objetivo principal a "desnazificação" do país, não tendo nunca exigido ou dado a entender que Volodymyr Zelensky deveria abandonar o cargo.

Leia Também: Rússia afirma que ataque a Odessa não afeta exportação de cereais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório