Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

OMS declara Monkeypox emergência de saúde global

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, este sábado, a infeção provocada pelo vírus Monkeypox uma emergência de saúde pública global.

OMS declara Monkeypox emergência de saúde global
Notícias ao Minuto

15:24 - 23/07/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Monkeypox

O surto de Monkeypox , inicialmente também chamado varíola dos macacos, foi declarado uma emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este sábado.

A classificação é o maior alerta que a OMS pode emitir e acontece no contexto de um aumento mundial de casos.

Esta declaração aconteceu no final da segunda reunião do comité de emergência da OMS sobre o vírus, que aconteceu este sábado, em Genebra.

Sabe-se até ao momento que mais de 16 mil casos já foram registados em 75 países do mundo, segundo uma informação do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, neste mesmo encontro da organização.

"Temos um surto que se está a espalhar rapidamente à volta do mundo, do qual sabemos muito pouco e que cumpre os critérios dos regulamentos internacionais de saúde", apontou o responsável, em conferência de imprensa  após a reunião.

De seguida, anunciou que "o surto global de Monkeypox representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional", estabelecendo recomendações para quatro grupos de países.

Veja aqui a reunião completa do Comité de emergência da OMS:

Recorde-se de que, atualmente, existem apenas duas outras emergências de saúde globais: a pandemia da Covid-19 e o esforço contínuo para erradicar a pólio.

[Notícia atualizada às 15h45]

Leia Também: Monkeypox: Portugal com 588 casos e primeiros contactos vacinados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório