Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Quatro milhões passam fome no Níger e número pode duplicar

Mais de quatro milhões de pessoas passam atualmente fome no Níger devido a um mau ano agrícola e o número pode duplicar, alertou a Caritas, que lançou um apelo para recolher três milhões de euros para o país.

Quatro milhões passam fome no Níger e número pode duplicar
Notícias ao Minuto

13:23 - 15/04/14 por Lusa

Mundo Cáritas

A seca, combinada com chuvas torrenciais que destruíram a produção agrícola, levou a um mau ano agrícola no Níger, alerta a Caritas num comunicado colocado no seu site.

Numa visita recente a Roma, o bispo Laurent Lompo, que lidera a Caritas Níger, e o bispo auxiliar de Niamey disseram: "Há quatro milhões de pessoas desesperadas com fome no Níger, após chuvas fracas que afetaram as colheitas. Se não fizermos nada, o número vai quase duplicar, para sete milhões em dois meses. É metade da população do país".

Ao abrigo de um projeto da Caritas nas regiões de Dosso, Maradi, Agadez, Niamey, Tahoua, Tillabéry e Zinder, mais de 160 mil pessoas serão apoiadas nos próximos seus meses.

Outras 21 mil pessoas (3.000 famílias) vão receber cabazes alimentares contendo cereais, feijão e óleo vegetal.

Milhares de agricultores receberão sementes resistentes à seca e serão formados em técnicas para aumentar a produtividade.

A Caritas quer também aumentar os níveis nutricionais das crianças e das mães recentes e aumentar a produção e o conhecimento dos pequenos agricultores.

Seis mil famílias irão beneficiar de projetos de troca de alimentos por trabalho e duas mil famílias entrarão em projetos de dinheiro em troca de trabalho. Oito mil famílias poderão comprar cereais a preços acessíveis.

Outras atividades incluem a plantação de 3.400 hectares de campos e a criação de comissões para monitorizarem o processo.

O Níger é um dos países menos desenvolvidos do mundo, segundo a ONU. Secas frequentes significam que o país foi atingido por numerosas, e por vezes graves, crises alimentares nos últimos 50 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório