Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Último sobrevivente da 'Battle of Britain' reencontra avião igual ao seu

O capitão, John 'Paddy' Hemingway, completou 103 anos esta semana e foi o convidado de honra no Dia dos Veteranos do centenário da Força Aérea Irlandesa.

Notícias ao Minuto

11:50 - 23/07/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Militares

O último piloto conhecido sobrevivente da 'Battle of Britain' (1940) reencontrou-se com uma aeronave Hurricane, semelhante às que operou durante a segunda guerra mundial.

O capitão, John 'Paddy' Hemingway, completou 103 anos no domingo e foi o convidado de honra no Dia dos Veteranos do centenário da Força Aérea Irlandesa no Casement Aerodrome, em Dublin, na sexta-feira.

Como parte da cerimónia, aconteceu um desfile de diferentes aeronaves e o capitão foi trazido para junto de um caça antigo numa cadeira de rodas, para que pudesse mais uma vez experimentar a visão e o som de seu "escritório" da Segunda Guerra Mundial.

Nascido em Dublin em 1919, segundo a SkyNews, John Hemingway ingressou na RAF (Força aérea britânica) em 1938 e, quando a guerra começou viajou para combater no 85.º Esquadrão na França. Atribui-se ao antigo militar a destruição de um bombardeiro Heinkel He 111 e um Dornier Do 17.

Durante a Batalha de Dunquerque, voou em missões de apoio sobre o Canal da Mancha, e depois realizou a 'Battle of Britain' (1940).

Em agosto de 1940, saltou sobre o estuário do Tâmisa quando o seu avião foi danificado. A aeronave foi descontinuada apenas uma semana depois.

A 1 de julho de 1941, Hemmingway foi premiado com a Distinguished Flying Cross (DFC) e passou a fazer parte do planeamento do Dia D antes de pilotar Spitfires (avião de guerra) em Itália.

Este veterano comemorou o seu 103.º aniversário, este domingo e vive neste momento numa casa de repouso em Dublin. 

Junto a um avião semelhante ao seu e rodeado de um ambiente militar o idoso parece feliz enquanto ouve de novo o som de aeronaves.

Veja na pequena galeria acima este momento.

Leia Também: UE recorda as vítimas e sobreviventes do massacre de Srebrenica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório