Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Buscas pelo corpo de Jimmy Hoffa sob ponte de Nova Jersey sem resultados

O FBI não encontrou provas do corpo de Jimmy Hoffa, líder do sindicato dos camionistas norte-americanos desaparecido em 1975, depois de terem decorrido buscas terrestres sob uma ponte de Nova Jersey, adiantou esta quinta-feira uma porta-voz da polícia federal.

Buscas pelo corpo de Jimmy Hoffa sob ponte de Nova Jersey sem resultados
Notícias ao Minuto

06:36 - 22/07/22 por Lusa

Mundo Jimmy Hoffa

A ponte Pulaski Skyway tornou-se desta forma outro beco sem saída no mistério de décadas que se estende desde uma quinta de cavalos no Michigan até à Costa Leste.

O enigma de 47 anos, sobre o paradeiro dos restos mortais do poderoso sindicalista que fez negócios com a máfia, teve uma pista no ano passado: um antigo aterro sob a ponte em Nova Jersey.

A polícia federal norte-americana realizou buscas no início de junho, sem sucesso.

"Nada com valor probatório foi descoberto durante essa busca", explicou Mara Schneider, porta-voz do FBI em Detroit.

"Embora não esteja prevista nenhuma atividade adicional no local, o FBI continuará à procura de qualquer pista viável, nos nossos esforços para localizar Hoffa", assegurou.

A porta-voz do FBI recusou-se a acrescentar mais detalhes, quando questionada sobre mais informações da escavação.

As autoridades acreditam que Hoffa desapareceu no subúrbio de Detroit, em 1975, enquanto se reunia com mafiosos de renome.

Dan Moldea, um jornalista que escreveu extensivamente sobre a saga Hoffa, disse que foi informado pessoalmente pelo FBI, por videoconferência, esta quinta-feira.

O jornalista explicou que o FBI não escavou o local exato que tinha recomendado, embora tenham "cavado buracos muito, muito profundos".

"Não estou empolgado com o resultado. (...) A minha impressão hoje foi eles a darem a má notícia: Obrigado pela dica, mas isto acabou. Esta é a minha interpretação", sublinhou Moldea à agência Associated Press (AP).

O FBI entrou em contacto com a Moldea no ano passado, depois do jornalista ter publicado um relato detalhado de Frank Cappola, que era adolescente na década de 1970, quando trabalhava no antigo PJP Landfill, perto da ponte.

Cappola disse que o seu pai, Paul Cappola, que também trabalhava no aterro, explicou como o corpo de Hoffa foi entregue naquele local em 1975, colocado num tambor de aço e enterrado com outros barris, tijolos e terra.

Paul Cappola, preocupado que a polícia pudesse estar a observar, cavou um buraco na propriedade do Estado de Nova Jersey, a cerca de 100 metros do aterro, e posteriormente moveu o barril não marcado para lá, de acordo com Moldea.

Frank Cappola conversou com a Fox Nation e a Moldea antes de morrer em 2020 e assinou um documento atestando a história do seu falecido pai.

Moldea referiu que o FBI lhe explicou que não escavou no local exato que tinha recomendado porque o radar não mostrou nada suspeito debaixo do solo.

Hoffa foi presidente do sindicato Teamsters, com 2,1 milhões de membros, entre 1957 e 1971, mantendo o título enquanto estava na prisão por tentar subornar jurados durante um julgamento anterior.

O sindicalista foi libertado da prisão em 1971, quando o então Presidente norte-americano Richard Nixon encurtou sua sentença.

Há muito que se especula que Hoffa, que tinha 62 anos, tenha sido morto por inimigos porque estava a planear um regresso dos Teamsters.

Jimmy Hoffa foi declarado legalmente morto em 1982.

Leia Também: Singapura executa preso condenado por tráfico de droga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório