Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Conferência Episcopal recebeu convite da CNE para missão de observação

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) recebeu um convite da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) para participar no processo de observação das eleições gerais angolanas de 24 de agosto, com 36 observadores.

Conferência Episcopal recebeu convite da CNE para missão de observação
Notícias ao Minuto

18:49 - 21/07/22 por Lusa

Mundo Angola/Eleições

O presidente da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST, Gabriel Mbilingi, afirmou que a CNE endereçou, quarta-feira, um convite ao presidente da CEAST para o credenciamento de 36 observadores nestas quintas eleições gerais de Angola, sendo esta a terceira vez que vai participar nesta qualidade, depois de 2012 e 2017.

O arcebispo do Lubango, que falava hoje numa conferência de imprensa no final da II assembleia anual dos bispos católicos, que decorreu em Luanda entre quinta-feira e hoje, começou por fazer um esclarecimento à volta do anúncio feito, segunda-feira, pela CNE de que havia rejeitado o suposto pedido de credenciamento para observação eleitoral do Observatório Eleitoral Angolano (Obea), por "inexistência jurídico-legal".

Segundo Gabriel Mbiligi, o Obea é uma plataforma de concertação interna de várias organizações não-governamentais, sociedade civil, igrejas, entre as quais a católica, que participam na missão de educação cívica eleitoral.

Por sua vez, o porta-voz da CEAST, Belmiro Tchissengueti, realçou que houve um aumento de 100% em relação às duas eleições anteriores, ou seja, em 2012 e 2017, anos em tiveram apenas 18 observadores.

"Não somos nós que limitamos o número, recebemos o convite e o número é disponibilizado a partir da CNE dentro do limite de 2.000 observadores nacionais e internacionais, e neste limite são muitas organizações e à nossa igreja deram este número de 36, não nos compete a nós impor, o número é a lei que limita", frisou.

Belmiro Tchissengueti sublinhou que com esse número, os observadores vão fazer o serviço possível.

Leia Também: José Eduardo dos Santos. Bispos incentivam diálogo entre família e Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório