Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Quase 200 mil hectares ardidos este ano em Espanha

É a área ardida do território espanhol mais elevada da última década.

Quase 200 mil hectares ardidos este ano em Espanha
Notícias ao Minuto

12:56 - 21/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Espanha é já o país europeu mais afetado pelas chamas, registando uma área ardida de quase 200 mil hectares, registo mais elevado da última década.

De acordo com dados do EFFIS (European Forest Fire Information System), só este ano os incêndios em Espanha já queimaram 193.247 hectares de floresta, número que em pouco mais de seis meses ultrapassou o de 2012, quando ardeu uma área de 189.376 hectares.

Só entre duas províncias galegas, Lugo e Orense, registam-se mais de 24 mil hectares queimados e como resultado do fogo de Saragoça 14 mil. Segundo a mesma fonte, Espanha é o país mais afetado da Europa, contudo a atual decida de temperatura permitiu a redução do número de incêndios ativos, avança a ABC Espanha.

A porta voz do governo, Isabel Rodríguez, afirmou que "este é um verão trágico", como tal, salientou que é necessário "repensar na resposta aos incêndios". Esta quinta-feira, o governo espanhol está a debater com os sindicatos a necessidade de atualizar os protocolos no novo Quadro Normativo Básico do Estado para quem opera na prevenção e extinção de incêndios.

O relatório emitido na terça-feira pelo Conselho de Ministros espanhol sobre a situação dos incêndios dá conta da retirada de 8 mil pessoas.

Leia Também: Vídeo mostra brutalidade das chamas junto a estrada em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório