Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Corrida à Casa Branca? Rivalidade entre Donald Trump e Mike Pence cresce

Durante os seus quatro anos na governação, Trump teve Pence como um dos seus principais aliados.

Corrida à Casa Branca? Rivalidade entre Donald Trump e Mike Pence cresce
Notícias ao Minuto

23:50 - 20/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O antigo vice-presidente dos Estados Unidos da América, Mike Pence, está a tornar-se cada vez menos reservado no que toca à sua vontade de fazer oposição ao ex-presidente Donald Trump numa corrida à Casa Branca, está a noticiar a Associated Press.

Os dois irão marcar presença, na sexta-feira, em eventos de campanha rivais no Arizona - e, alguns dias depois, voltarão a cruzar-se em Washington, num dia em que se prevê que ambos profiram extensos discursos.

A agenda de campanha aponta, de facto, que Pence se dirija à Fundação do Património Conservador na segunda-feira à noite e que discurse na Conferência Anual do Estudante Conservador Nacional da Young America's Foundation na terça-feira de manhã.

Nessa mesma tarde, Trump será uma das figuras de uma cimeira de dois dias organizada pelo America First Policy Institute.

Os encontros marcam uma fase mais conflituosa na relação entre Trump e Pence, antigos companheiros de corrida à Casa Branca que, em breve, poderão mesmo vir a competir um contra o outro nas primárias do Partido Republicano - com vista a uma candidatura à Presidência dos Estados Unidos da América em 2024. Isto, claro está, caso os dois optem por concorrer, algo que ainda não se sabe oficialmente.

Apesar de durante os quatro anos na governação Trump ter tido Pence como uma dos seus principais aliados, a verdade é que isso viria a mudar quando o seu vice-presidente não concordou em alinhar com os seus esforços, considerados inconstitucionais, para inverter os resultados das eleições de 2020 - que viria a perder para Joe Biden, o presidente eleito.

Neste momento, Mike Pence mostra-se mais ativo nos esforços de moldar o futuro do partido do qual faz parte. Esta semana, apoiaria Karrin Taylor Robson nas primárias republicanas do Arizona - em oposição, claro está, a Donald Trump, que foi assumido apoiante da candidatura da ex-jornalista Kari Lake.

Antes disso, Pence tinha já sido um dos rostos a chegar-se à frente pelo governador da Geórgia, Brian Kemp, que é conhecido como sendo um dos principais alvos de Trump e que foi capaz de derrotar o candidato 'escolhido a dedo' pelo antigo presidente nas eleições internas desta primavera.

Na sexta-feira, Mike Pence planeia fazer assim fazer campanha acompanhado de Karrin Taylor Robson em Phoenix e no sul do Arizona, ao passo que Trump estará presente num comício, no mesmo estado, que foi remarcado após a morte da sua primeira esposa, Ivana Trump. 

Leia Também: As imagens. Donald Trump marcou presença no funeral da ex-mulher Ivana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório