Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Marrocos e Israel desenvolvem relações na área de segurança e informações

O chefe das Forças de Defesa de Israel (FDI), general Aviv Kohavi, visitou hoje a base aérea marroquina de Benguerir (centro), no segundo dia de uma visita para desenvolver as relações bilaterais no campo da segurança e das informações.

Marrocos e Israel desenvolvem relações na área de segurança e informações
Notícias ao Minuto

22:47 - 20/07/22 por Lusa

Mundo Marrocos

Também hoje, Aviv Kohavi reuniu-se em Marraquexe com membros da comunidade judaica, incluindo alguns que participaram na Guerra do Yom Kippur de outubro de 1973 e regressaram a Marrocos, de acordo com um comunicado do Exército israelita.

Na terça-feira, Kohavi reuniu-se com o ministro marroquino da Defesa, Abdelatif Loudiyi, e com o inspetor-geral das Forças Armadas marroquinas e comandante da Zona Sul, general El Farouk Belkheir, na presença do chefe dos serviços de informações militares, Brahim Hasani, e outros dirigentes militares, de acordo com o Exército israelita.

Durante esas reuniões, os participantes analisaram as possibilidades de cooperação militar "no âmbito de treinos e formação, bem como no campo das operações e das informações", referiu a mesma fonte na terça-feira.

As relações militares entre Marrocos e Israel consolidaram-se com a assinatura de um memorando de entendimento sobre segurança, em novembro de 2021, durante a visita do ministro de Defesa israelita, Benny Gantz.

Militares marroquinos participaram em julho de 2021 em manobras militares internacionais de luta contra o terrorismo em Israel, enquanto militares israelitas estiveram, em junho, como observadores, no exercício 'African Lion', conjunto entre Marrocos e EUA, o maior do continente africano.

Marrocos e Israel restabeleceram as suas relações diplomáticas em dezembro de 2020, depois de uma rutura de 20 anos, quando Rabat congelou as relações com Telavive depois da Segunda Intifada palestiniana em 2000.

Mas os vínculos familiares são fortes, uma vez que mais de um milhão de israelitas são de origem marroquina.

Leia Também: Melilla. Marrocos condena 33 migrantes a 11 meses de cadeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório