Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Grã-Bretanha. Pelo menos 13 mortos desde início da onda de calor

Pelo menos 41 propriedades foram destruídas em Londres e mais de uma dúzia noutros locais na Grã-Bretanha.

Grã-Bretanha. Pelo menos 13 mortos desde início da onda de calor
Notícias ao Minuto

15:45 - 20/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Calor

Pelo menos 13 pessoas já morreram na Grã-Bretanha devido à onda de calor que tem assolado o país nos últimos dias, informa a Reuters. Uma realidade que tem levado a inúmeros incêndios florestais, causou danos em carris de comboios e desencadeou vários avisos de que os esforços para combater as alterações climáticas precisavam de ser intensificados.

Os Bombeiros de Londres viveram, na terça-feira, aquele que foi o dia mais movimentado desde a Segunda Guerra Mundial, num dia em que as temperaturas atingiram, pela primeira vez. os 40ºC.

Os fogos resultantes destruíram dezenas de propriedades na capital e incendiaram ainda pastagens secas nas margens de vias férreas e de estradas, mas não só. 13 pessoas perderam a vida depois de "terem entrado em dificuldades em rios, reservatórios e lagos enquanto nadavam nos últimos dias - sete delas eram rapazes adolescentes", disse o ministro britânico Kit Malthouse ao parlamento esta quarta-feira.

Pelo menos 41 propriedades foram destruídas em Londres e mais de uma dúzia noutros locais na Grã-Bretanha, disse ainda Malthouse.

Muitos comboios que se dirigiam de Londres para o norte de Inglaterra tiveram de ser atrasados ou cancelados na quarta-feira, após o calor dos incêndios ter afetado os carris de comboios. Diverso equipamento de sinalização e as linhas aéreas ficaram também danificadas.

A Grã-Bretanha registou um novo recorde de temperatura de 40,3ºC no centro do país na terça-feira, enquanto 34 locais ultrapassaram o recorde anterior de 38,7ºC registado em 2019.

Leia Também: O acidente de Zhou foi ainda mais arrepiante visto das bancadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório