Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Abrigos de aço serão a solução para os tiroteios nos EUA?

Em caso de perigo as crianças, podem entrar nos abrigos dentro de um minuto ou menos.

Abrigos de aço serão a solução para os tiroteios nos EUA?
Notícias ao Minuto

12:06 - 18/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

A empresa National Safety Shelters, em Fort Pierce, no estado americano da Flórida está a causar polémica nos EUA depois de revelar o seu plano de proteger crianças de tiroteios em escolas, escondendo-as em caixas de aço à prova de bala.

John Corrado, vice-presidente da National Safety Shelters, citado pelo jornal The Guardian diz que a empresa vê os abrigos como uma resposta a um problema intratável.

"Obviamente, quanto menos armas, melhor. Porque não pode haver tiroteios sem armas", afirmou. "No entanto, reconhecemos a realidade. Com o tipo de governo que temos e a dificuldade de mudar as leis… as armas vieram para ficar. Então temos que fazer algo para nos protegermos deles."

Segundo o responsável, a ideia é que estas cápsulas sejam apenas parte de uma "solução abrangente".

As crianças, diz a empresa, podem entrar nos abrigos em caso de ataque dentro de um minuto ou menos e as cápsulas, destinadas a acomodar o número de pessoas de uma sala de aula, são construídas com aço militar especialmente tratado termicamente para resistir não apenas a todas as pistolas e espingardas, mas até armas semiautomáticas como rifles AK-47 e AR-15. A ideia é que cada sala de aula tenha o seu próprio abrigo.

O primeiro cliente desta empresa foi o distrito escolar de Quitman, no estado do Arkansas, que gastou um milhão de dólares para instalar 53 cápsulas em salas de aula, refeitórios e ginásios. Desde então, a empresa trabalhou com várias outras escolas e algumas creches, sendo que até agora as cápsulas não foram usadas em nenhum tiroteio, embora as tenham usado durante um tornado.

Na imagem pode ver um destes abrigos numa sala de aula.

Leia Também: Pelo menos dois mortos e 3 feridos em tiroteios na Califórnia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório