Nigéria. Sindicato contra encerramento de universidades devido à greve

Será realizado um protesto nos dias 26 e 27 de julho.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/07/2022 11:42 ‧ 18/07/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Nigéria

O Congresso Trabalhista da Nigéria (NLC) irá fazer um protesto de dois dias, com início a 26 de julho, para se manifestar contra o encerramento de seis meses das universidades públicas em todo o país devido a desacordos salariais entre o governo e os professores.

Esta decisão foi anunciada no domingo numa declaração do NLC, principal sindicato do país que representa milhões de funcionários de vários setores, onde declarou uma luta por uma governação melhor, informa a Reuters.

A remuneração e as instalações de ensino levaram a greves anteriores contra o governo, que fornece a maior parte do financiamento para as escolas públicas. A greve atual do Academic Staff Union of Universities (Sindicato dos funcionários académicos das universidades) começou dia 14 de fevereiro, sendo que a anterior, realizada em 2020, durou nove meses.

Perante este anúncio, os trabalhadores da indústria petrolífera e do gás, ponderam juntar-se aos professores, o que poderá agravar a escassez de combustível no país, visto que o governo nigeriano está já a registar baixos rendimentos e grandes défices, apesar dos elevados preços do petróleo.

De salientar que serão realizadas eleições no início do próximo ano para eleger um novo presidente, governadores de estado e legisladores no país.

Leia Também: Nigéria e Angola ficam abaixo da quota de produção de petróleo até 2023

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas