Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Realizou-se funeral da menina ucraniana de quatro anos morta em explosão

Liza Dmitrieva tinha Síndrome de Down e estava a caminho de uma sessão de terapia da fala quando foi atingida por mísseis russos. Atenção: no texto, mais abaixo, incluímos uma imagem do funeral que pode ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.

Realizou-se funeral da menina ucraniana de quatro anos morta em explosão
Notícias ao Minuto

08:26 - 18/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

Realizou-se no domingo o funeral de Liza Dmitrieva, a menina ucraniana de quatro anos com Síndrome de Down que morreu na sequência de ataques russos, na quinta-feira, quando ia com a mãe fazer uma sessão de terapia da fala, em Vinnytsia, no centro da Ucrânia.

Enquanto decorria a cerimónia fúnebre da menina, prosseguiram os ataques do exército russo, atingindo com vários mísseis instalações industriais, relatou o canal televisivo Al Jazeera

No mesmo dia da morte de Lisa, pelo menos outras 23 pessoas foram mortas, incluindo dois meninos de sete e oito anos, e mais de 200 foram feridas, entre elas a mãe da menina, que permanece numa unidade de cuidados intensivos em estado grave.

"Não conhecia a Liza, mas nenhuma pessoa pode reagir a isto com calma", disse o padre Vitalii Holoskevych, em lágrimas, acrescentando: "Sabemos que o mal não pode vencer", enquanto dezenas de parentes e residentes locais assistiam ao funeral.

A confirmação da sua morte foi avançada pelo Ministério da Defesa ucraniano que partilhou nas redes sociais: "Durante o ataque terrorista russo a Vinnytsia a 14 de julho, uma menina chamada Lisa morreu na explosão", referindo ainda que "a sua mãe Iryna foi levada para o hospital com a perna amputada".

Os mísseis que atingiram mãe e filha foram disparados de um submarino russo no Mar Negro e atingiram vários edifícios residenciais em Vinnytsia.

Notícias ao Minuto Funeral Liza Dmitrieva© Reuters  

Leia Também: Libertada jornalista russa que mostrou cartaz contra a guerra na TV

Recomendados para si

;
Campo obrigatório