Ministro estónio diz que compra de sistema HIMARS "põe nervosa" a Rússia

A compra pela Estónia de sistemas de 'rockets' de lançamento múltiplo de alta precisão, aprovada pelos Estados Unidos, dotará o país de uma capacidade de ataque defensivo que "põe nervosa" a vizinha Rússia, disse o ministro da Defesa estónio.

CROW VALLEY, PHILIPPINES - APRIL 14:  A US-made HIMARS (High Mobility Advanced Rocket System) on static display during live fire exercises on April 14, 2016 in Crow Valley, Tarlac province, Philippines. US and Philippine troops are set to wrap up the 11-d

© Getty Images

Lusa
17/07/2022 15:23 ‧ 17/07/2022 por Lusa

Mundo

Estónia

Em declarações aos 'media' locais, Kalle Laanet comentava a aprovação, na passada sexta-feira, por parte da Agência de Cooperação em Segurança do Departamento de Defesa (DSCA) dos Estados Unidos da venda à Estónia de seis sistemas designados "High Mobility Artillery Rocket Systems" (HIMARS) e uma gama de sofisticadas cargas de munição, com um custo total de 500 milhões de dólares (cerca de 495,6 milhões de euros).

Nas últimas semanas foram enviadas para a Ucrânia plataformas HIMARS, tendo sido atribuída a este sistema a destruição de vários depósitos de munições russos com ataques de alta precisão.

Segundo um comunicado do DSCA, as entregas previstas para a Estónia de sistemas HIMARS incluem 160 cargas com até seis mísseis, alguns com um alcance até 200 quilómetros e radares de precisão.

De acordo com a imprensa estónia, os responsáveis da Defesa do país esperam que a entrega e instalação total dos HIMARS estejam concluídas num período máximo de dois anos.

Os HIMARS são fabricados pela empresa de defesa norte-americana Lockheed Martin.

Segundo a DSCA, a empresa e o Governo norte-americanos vão enviar 15 especialistas cada um para supervisionar a entrega, a formação e a instalação deste sistema na Estónia.

Leia Também: Britânicos aumentam número de tropas disponíveis para defesa da Estónia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas