Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 19º

Sevilha será a primeira cidade do mundo a classificar as ondas de calor

Tal como já acontece com os furacões, a capital andaluza utilizará uma abordagem inovadora à crescente frequência das ondas de calor devido às alterações climáticas.

Sevilha será a primeira cidade do mundo a classificar as ondas de calor
Notícias ao Minuto

11:34 - 15/07/22 por Marta Amorim

Mundo ondas de calor

As ondas de calor são muito mais do que desagradáveis. Podem levar a doenças e, em alguns casos, à morte.

Devido ao estado de emergência climática em que nos encontramos, estão a ocorrer mais frequentemente do que nunca e estão também a tornar-se mais intensas.

Segundo o El Confidencial, estão entre os perigos naturais mais perigosos, mas não recebem a atenção adequada. Até agora. A cidade de Sevilha - onde este evento climático extremo é muito comum - decidiu começar a dar o nome de ondas de calor, tal como se faz com tempestades e depressões.

No primeiro dia do verão de 2022 no hemisfério norte, Sevilha tornou-se a primeira cidade do mundo a introduzir um sistema de classificação e nomeação para períodos de calor elevado.

"Somos a primeira cidade do mundo a dar um passo que nos ajudará a planear e a agir quando este tipo de eventos meteorológicos ocorrem, especialmente porque as ondas de calor atingem sempre os mais vulneráveis", disse o Presidente da Câmara de Sevilha Antonio Muñoz num comunicado de imprensa.

O objetivo desta iniciativa não é simplesmente o batizar e classificar as ondas de calor, mas também um esforço fundamental para melhor proteger os residentes à medida que os períodos de calor excessivo ocorrem mais frequentemente.

O programa-piloto, oficialmente chamado ProMETEO Sevilha, numa das cidades mais quentes de Espanha - com temperaturas que excedem facilmente os 40 graus Celsius durante o Verão - classificará as ondas de calor em três categorias durante um ano e nomeá-las-á por ordem alfabética inversa.

Os primeiros cinco serão chamados Zoe, Yago, Xenia, Wenceslas e Vega. As ondas de calor serão atribuídas uma categoria de gravidade de um a três, sendo três as mais severas, com base numa combinação de temperatura, humidade e condições nos 30 dias que antecedem a onda de calor.

Leia Também: Tempo quente continua hoje mas máximas vão descer em todo o país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório