Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Coreia do Norte junta-se a Rússia e Síria e reconhece Donetsk e Lugansk

A Coreia do Norte reconheceu hoje a independência das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, juntando-se à Rússia e Síria, anunciou a embaixada norte-coreana em Moscovo.

Coreia do Norte junta-se a Rússia e Síria e reconhece Donetsk e Lugansk
Notícias ao Minuto

16:11 - 13/07/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

A nota de reconhecimento foi entregue ao embaixador da Rússia em Pyongyang, disse um porta-voz da representação diplomática da Coreia do Norte em Moscovo à agência russa Interfax.

"A República Popular Democrática da Coreia reconheceu hoje a República Popular de Donetsk", escreveu o líder da região separatista, Denis Pushilin, na rede social Telegram, segundo a agência espanhola EFE.

Pushilin disse que "o estatuto internacional da República Popular de Donetsk continua a ser reforçado".

O dirigente separatista agradeceu ao povo norte-coreano pelo seu apoio e expressou confiança no desenvolvimento das relações com a Coreia do Norte.

Tal como a Síria, a Coreia do Norte faz parte dos países que se têm recusado a criticar a Rússia e têm manifestado apoio a Moscovo na guerra com a Ucrânia.

A Síria reconheceu a independência de Donetsk e Lugansk em 29 de junho.

O reconhecimento pela Rússia das autoproclamadas repúblicas populares do leste da Ucrânia ocorreu em 21 de fevereiro, três dias antes de invadir o país vizinho.

Na altura, o Presidente russo, Vladimir Putin, disse que estava a responder a um pedido de ajuda de Donetsk e Lugansk para travar o que apelidou de "genocídio" das respetivas populações russófonas levado a cabo pela Ucrânia.

Donetsk e Lugansk integram a região do Donbass e as forças pró-Moscovo iniciaram a guerra separatista contra Kiev em 2014, quando a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia.

A guerra na Ucrânia entrou hoje no 140.º dia, mas desconhece-se o número de baixas civis e militares.

A ONU confirmou a morte de mais 5.000 civis desde a invasão russa, mas tem alertado que o número será consideravelmente superior.

Os aliados ocidentais têm decretado sucessivos pacotes de sanções contra a Rússia e fornecido armas à Ucrânia para ajudar a combater as forças de Moscovo.

Leia Também: Seul deteta uso de lançadores múltiplos de foguetes pela Coreia do Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório