França. Autoridades acreditam que o cancro está ligado a carne processada

Um plano será apresentado ao parlamento com o objetivo para cortar ou eliminar (dentro do possível) nitritos e nitratos da carne processada por provocarem cancro.

Notícia

© Shutterstock

Beatriz Cavaca
13/07/2022 15:52 ‧ 13/07/2022 por Beatriz Cavaca

Mundo

França

França vai cortar o uso de nitritos e nitratos nos alimentos (substâncias utilizadas para conservar a carne processada, mantendo a cor rosa e inibindo o crescimento de bactérias, bem como adubo na agricultura),  depois da agência nacional de saúde confirmar que estes componentes aumentam o risco de vários cancros.

Uma revisão da Anses (Agence Nationale de Sécurité Sanitaire de l'alimentation de l’environnement et du Travail) confirmou um relatório da Organização Mundial da Saúde de 2018 que liga estas substâncias ingeridas na carne processada ao cancro, nomeadamente colorretal.

As duas substâncias também são suspeitas de estarem ligadas a outros cancros, como dos ovários, rins, pâncreas e mama, segundo a autoridade.

Os fabricantes de carne processada esperavam que acontecesse uma proibição total dos nitritos e nitratos usados em produtos como presunto e salsichas, mas as autoridades recomendam, em vez disso, que estas substâncias devem passar a ser reduzidas ao mínimo.

Depois do parecer da Anses o governo francês considerou que não era necessário proibir na totalidade estas substâncias tendo em conta os hábitos de consumo do povo francês e já que 99% da população não excedeu as doses diárias permitidas para consumo de nitritos ou nitratos. Porém, um plano será apresentado ao parlamento com o objetivo para cortar ou eliminar estas substâncias dentro do possível.

Esta medida segue um projeto de lei do parlamento francês de fevereiro com o objetivo de reduzir gradualmente o uso de nitritos em carnes curadas que pedia ao governo que agisse com base no resultado da revisão da Anses.

Leia Também: Brasil. Ao saber que tinha larvas, supermercado coloca cloro na carne

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas