Turquia interceta 143 refugiados que tentavam chegar à Grécia

As autoridades da província turca de Izmir intercetaram hoje 143 refugiados da Síria e do Afeganistão que tentavam chegar a uma ilha grega do Mar de Mármara e detiveram dois suspeitos de tráfico de pessoas.

Embarcação com 21 migrantes intercetada pelas autoridades em Faro

© Christopher Furlong/Getty Images

Lusa
13/07/2022 12:55 ‧ 13/07/2022 por Lusa

Mundo

Migrações

Segundo a agência turca de notícias Anadolu, a guarda costeira intercetou 105 migrantes de nacionalidade síria e afegã que estavam num veleiro, na baía de Koru, província de Yalova.

Dois suspeitos de tráfico de seres humanos viajavam no mesmo barco, mas a sua nacionalidade não foi revelada.

Além disso, durante a operação intercetaram outros 17 migrantes sem documentos, que chegaram à região de autocarro e táxi, e mais 21 que estavam escondidos das autoridades, acrescentou a Anadolu.

Os refugiados, incluindo mulheres e crianças, foram transferidos para a cidade turca de Izmir, onde permanecerão detidos enquanto aguardam o procedimento de repatriamento.

Esta foi a maior tentativa de fazer a viagem entre a Turquia e a Grécia desde final de maio, quando cerca de 600 migrantes foram impedidos pela guarda costeira grega de cruzar o Mar Egeu.

Atenas acusa regularmente Ancara de não tomar medidas suficientes contra os traficantes de pessoas, que enviam migrantes em barcos improvisados, a partir da Turquia, violando um acordo de 2016 entre Ancara e a União Europeia.

Por seu lado, as autoridades gregas têm sido acusadas por organizações humanitárias de repelirem à força os migrantes para águas ou território turcos, e têm reforçado os controlos nas fronteiras.

Atenas sempre negou a realização de tais ataques ilegais.

Leia Também: Devolvidos numa semana 299 migrantes à Líbia, país considerado "inseguro"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas