Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

MSF no Haiti alerta para milhares de pessoas cercadas por grupos armados

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou que milhares de pessoas estão isoladas sem água potável, comida ou cuidados médicos num bairro da capital do Haiti, cercadas por grupos armados que lutam pelo controlo da área.

MSF no Haiti alerta para milhares de pessoas cercadas por grupos armados
Notícias ao Minuto

07:26 - 13/07/22 por Lusa

Mundo Médicos sem Fronteiras

"Ao longo da única estrada para Brooklyn, encontramos corpos em decomposição ou queimados", disse na terça-feira o chefe de missão da organização não-governamental (ONG) no Haiti, Mumuza Muhindo, acrescentando que "podem ser pessoas mortas durante os combates ou pessoas que estavam a tentar sair e foram alvejadas"

"É um verdadeiro campo de batalha. Não é possível estimar quantas pessoas foram mortas", acrescentou.

O responsável apelou à comunidade humanitária para "responder às necessidades urgentes das pessoas em Brooklyn e noutros bairros afetados pelos combates", que incluem acesso a água, alimentos e cuidados médicos.

Os MSF deram conta de que três profissionais de saúde residentes em Brooklyn têm estado a tratar os feridos numa clínica privada, o único centro de saúde ainda em funcionamento na área.

"A população não tem acesso a água, não tem acesso à eletricidade, e tem grande necessidade de cuidados de saúde (...). Devido aos combates atuais, a situação piorou", advertiu Muhindo.

A ONG está a tentar retirar de Brooklyn pessoas com necessidades médicas críticas, enquanto muitos outros residentes estão também a pedir ajuda para deixar a área, mas não conseguem fazê-lo.

Leia Também: Navio humanitário desembarca 314 pessoas resgatadas do Mediterrâneo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório