Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de mil crianças numa cidade inglesa foram exploradas sexualmente

O caso foi desvendado por um inquérito independente, esta terça-feira.

Mais de mil crianças numa cidade inglesa foram exploradas sexualmente
Notícias ao Minuto

23:08 - 12/07/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Abuso sexual

Mais de mil crianças em Telford, no Reino Unido, foram exploradas sexualmente a partir de 1989 até aos dias de hoje, devido a uma falha da polícia e do governo local em investigar os factos em causa. O caso acabou por ser desvendado por um inquérito independente, esta terça-feira.

O inquérito foi iniciado depois de uma investigação do Sunday Mirror em 2018 que encontrou relatos de exploração sexual que remontam à década de 80. Desde essa altura, o inquérito confirmou esses relatos e descobriu que o abuso foi autorizado a continuar porque as crianças eram consideradas culpadas e não as vítimas.

Professores e jovens trabalhadores foram desencorajados de denunciar abuso sexual infantil e a polícia estava preocupada com o facto de que investigar alguns dos homens asiáticos que cometeram os abusos poderia causar tensões raciais.

Descobriu-se que os homens abusadores encontravam raparigas na rua ou enquanto exerciam a profissão de motoristas de táxi e entregavam de comida. Depois disso, tentavam persuadi-las a ser a serem suas "namoradas".

Os abusadores ofereciam ainda boleias às crianças, compravam álcool e cigarros e depois convenciam-nas a envolver-se em atividades sexuais. As crianças foram levadas a acreditar que este era um comportamento normal.

As meninas eram depois levadas para locais remotos à noite e ameaçadas de abandono, a menos que se envolvessem em atividade sexual. Também aconteceram violações coletivas.

Segundo o presidente do inquérito Tom Crowther, citado pela agência Reuters: "Inúmeras crianças foram agredidas sexualmente e violadas. Elas foram deliberadamente humilhadas e degradadas. Foram também partilhadas e traficadas".

"Vítimas e sobreviventes disseram repetidamente durante o inquérito como, quando eram crianças, homens adultos trabalhavam para ganhar a sua confiança antes de a traírem sem piedade, tratando-os como objetos sexuais ou mercadorias", acrescenta.

Esta é a mais recente descoberta de uma série de casos de abuso sexual no Reino Unido. Já em 2014, outro relatório independente descobriu que 1.400 crianças de outra cidade inglesa foram abusadas sexualmente. Da mesma forma também se investigou que o falecido apresentador de televisão Jimmy Savile abusou 500 crianças. Ambos os casos acorreram durante décadas e não existiu intervenção das autoridades.

No que diz respeito a este caso, a polícia local já pediu desculpas pelas suas falhas e o governo local também já admitiu os seus erros aos sobreviventes.

Leia Também: Pai acusado pelo homicídio do filho de sete semanas no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório