Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

EUA elogiam "determinação" do povo cubano nos protestos de 2021

No dia do primeiro aniversário de protestos antigovernamentais em Cuba, os Estados Unidos elogiaram a "determinação indomável" dos cubanos "perante a opressão" do regime de Havana.

EUA elogiam "determinação" do povo cubano nos protestos de 2021
Notícias ao Minuto

16:22 - 11/07/22 por Lusa

Mundo Cuba

"Um ano após os protestos de 11 de julho de 2021 em Cuba, os Estados Unidos reconhecem a determinação e coragem do povo cubano, que continua a lutar pelo respeito dos direitos humanos e perseverando perante a repressão", escreveu hoje o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, num comunicado.

O secretário de Estado norte-americano lembra que os dois povos "compartilham fortes laços de família e amizade, bem como um desejo fervoroso de liberdade", prometendo que os Estados Unidos continuarão "ao lado do povo cubano, para apoiar a sua luta pela democracia".

Blinken responsabiliza os funcionários do regime cubano "por abusos de direitos humanos" e condena "as restrições às liberdades fundamentais e direitos dos trabalhadores", pedindo ainda a "libertação incondicional de presos políticos" que enfrentaramm o regime de Havana.

Dirigindo-se sempre ao "povo cubano", Blinken diz que os norte-americanos "assistiram com admiração, em 11 de julho de 2021, quando dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas, levantando a sua voz pelos direitos humanos, liberdades fundamentais e uma vida melhor".

"Estamos ao vosso lado. Enquanto o regime cubano, em vez de ouvir as vozes do povo, condenou centenas de manifestantes a sentenças de prisão de décadas", denunciou o chefe da diplomacia norte-americana, dizendo ser "inaceitável" que mais de 700 desses manifestantes ainda permaneçam atrás das grades.

Hoje, num relatório intitulado "Prisão ou exílio: a repressão sistemática de Cuba de julho de 2021", a Human Rights Watch denunciou numerosas violações de direitos humanos que foram cometidas para tentar travar as manifestações que juntaram milhares de pessoas em todo o país para protestar contra a falta de medicamentos e de alimentação, bem como os frequentes cortes de energia.

Durante o passado fim de semana, o Departamento de Estado norte-americano anunciou que vai impor restrições de viagem a 28 funcionários cubanos pelo seu papel na repressão dos protestos antigovernamentais de 11 de julho de 2021.

As restrições suspenderão "a entrada, sem ser por imigração, nos Estados Unidos a responsáveis e funcionários do Governo cubano e do Partido Comunista cubano", segundo um comunicado divulgado no sábado pelo Departamento de Estado e assinado por Antony Blinken.

Em 11 de julho de 2021, milhares de cubanos saíram às ruas nas maiores manifestações de protesto em todo o país contra o Governo desde a revolução de 1959, queixando-se da falta de alimentos e medicamentos, com o regime a responder com repressão.

Aquilo que começou por ser uma manifestação pacífica nas ruas de Havana, rapidamente se transformou num movimento de protesto que se alargou a outras cidades e mesmo fora de fronteiras, com a polícia a fazer centenas de detenções e a disparar contra ativistas e dissidentes.

Leia Também: Aborto. Grávida invoca reversão de Roe vs. Wade para evitar multa nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório