Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Rússia anuncia destruição de bases ucranianas em Kharkiv e Chasiv Yar

As forças russas reclamam a destruição de bases militares ucranianas "e de mercenários" em Kharkiv e em Chasiv Yar, esta situada na região de Donetsk, indicou hoje o Ministério da Defesa. 

Rússia anuncia destruição de bases ucranianas em Kharkiv e Chasiv Yar
Notícias ao Minuto

12:41 - 11/07/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

O Exército russo atacou a base dos militares ucranianos situada na zona de Chasiv Yar com armas de alta precisão, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov. 

De acordo com o porta-voz, durante o ataque foi "aniquilada" a base provisória da Brigada 118 do Exército da Ucrânia. 

Konashenkov referiu-se também a ataques contra pontos de concentração de tropas ucranianos e de "combatentes estrangeiros" em dois distritos de Kharkiv, a segunda cidade do país.

Segundo a mesma fonte, na periferia de Kharkiv foi também destruído um "grande armazém" onde se encontravam "sistemas antitanque estrangeiros e projéteis". 

No total, as forças ucranianas "perderam cerca de 550 homens" como consequência do ataque do Exército russo, disse ainda Konashenkov.

As informações de Moscovo ainda não foram confirmadas por fontes ou meios independentes. 

Na noite de domingo, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, denunciou um ataque russo contra uma zona residencial de Chasiv Yar, que terá "provocado mortes".

Entretanto, o Exército ucraniano afirma ter conseguido, após uma ofensiva em territórios no sul da Ucrânia parcialmente ocupados por soldados russos, reconquistar a pequena localidade de Ivanivka, na região de Kherson. 

A 60.ª Brigada de Infantaria das Forças Armadas da Ucrânia publicou hoje na rede social Facebook imagens vídeo que aparentemente mostram como os veículos blindados e soldados de Kyiv entraram em Ivanivka. 

"As forças ucranianas restabeleceram o controlo sobre outra aldeia que tinha sido ocupada pela Rússia. O material militar que foi agora destruído testemunha a ocupação de Ivanivka por parte da Rússia", refere a mensagem da 60.ª Brigada de Infantaria.  

Os mesmos militares declaram que as tropas ucranianas estão a estabelecer comunicação com os residentes locais, oferecendo ajuda e assistência a quem desejar.  

Anteriormente, as autoridades da Ucrânia tinham apelado às populações que ainda permaneciam nas áreas ocupadas pelos russos - nas regiões a sul de Kherson e Zaporijia -- para abandonarem a zonas, visando evitar danos e sofrimentos durante a ofensiva de reconquista.

As últimas informações ucranianas sobre a situação militar na região também ainda não foram confirmadas por fontes e meios independentes. 

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou perto de cinco mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Leia Também: Integração de refugiados ucranianos poderá ser à custa de baixos salários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório