Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Venezuela, Rússia, Irão e China preparam exercícios militares conjuntos

A Venezuela, a Rússia, o Irão e a China estão a preparar exercícios militares conjuntos para o próximo mês de agosto, avança hoje o diário venezuelano 'TalCual', citando informações do Centro para uma Sociedade Livre e Segura (SFS, siglas em inglês).

Venezuela, Rússia, Irão e China preparam exercícios militares conjuntos
Notícias ao Minuto

06:39 - 09/07/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"No mês de agosto vão realizar-se os exercícios militares 'Sniper Frontier'", explica o TalCual, um diário crítico do Governo venezuelano.

Segundo o diário, "essas atividades fazem parte de uma nova tentativa do Governo" do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, "de reforçar relações com estas nações e desafiar os Estados Unidos".

Citando o SFS, o TalCual explica que "outras dez nações" participarão nos "exercícios armados" que "irão testar as capacidades de manuseamento de armas das forças militares".

"É um movimento estratégico que visa posicionar meios militares destacados na América Latina e nas Caraíbas", sublinha.

No texto, o diário TalCual cita declarações do presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmando que Washington "não se deu conta que surgiram novos centros poderosos, que são cada mais e estão a tornar-se cada vez mais fortes".

"Há ano e meio, falando no fórum de Davos, sublinhei mais uma vez que tinha acabado a era da ordem mundial unipolar, apesar de todas as tentativas para o salvar e para o preservar por todos os meios possíveis. Quando os EUA venceram a Guerra Fria, se declararam representantes de Deus na Terra, pessoas que não têm responsabilidades, apenas interesses", lê-se.

Segundo o SFS, os países da aliança Venezuela, Rússia, Irão e China (VRIC)  preparam-se também para declarar que "a região (América Latina) está pronta para abraçar a força multipolar".

O diário TalCual aponta ainda que, a 5 de julho, o Governo do presidente Nicolás Maduro exibiu drones iranianos de combate montados na Venezuela, durante um desfile militar que assinalou os 211 anos da Independência do país.

Leia Também: ONU e CAF vão apoiar recuperar recuperação socioeconómica na Venezuela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório