Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ouvem-se protestos em Luanda: "Mataram o nosso pai, mataram o Zedú"

Num dos vídeos podem ver-se pessoas a apedrejar um cartaz com a cara do presidente do MPLA.

Ouvem-se protestos em Luanda: "Mataram o nosso pai, mataram o Zedú"
Notícias ao Minuto

18:26 - 08/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo José Eduardo dos Santos

Vídeos partilhados por Tchizé dos Santos no Instagram mostram dezenas de pessoas nas ruas de Luanda, em protesto contra o presidente João Lourenço.

Nos vídeos partilhados nas redes sociais, é possível também ouvir alguns manifestantes a pedir a demissão de João Lourenço, gritando "Fora!", enquanto outras imagens mostram pessoas a apedrejar cartazes da campanha para a reeleição do atual presidente de Angola.

No outro são visíveis e audíveis os protestos da multidão que parou o trânsito numa das avenidas da capital angola: “Mataram o Zedú! João Lourenço, fora! João Lourenço, assassino!”

A filha de José Eduardo dos Santos, Tchizé dos Santos, estará a tentar evitar que o funeral do antigo governante seja em Angola. A advogada que a representa, Carmen Varela, já terá dado entrada, ontem de manhã, com uma ação para tentar impedir que as autoridades transladem o corpo para Angola, conta o La Vanguardia.

É preciso que "o corpo do ex-presidente seja preservado e não entregue antes da realização de uma autópsia", disse num comunicado, citado pelas agências internacionais

Segundo a família, o ex-presidente terá, inclusivamente, manifestado o desejo de ser sepultado em Barcelona e querem impedir que um possível funeral de Estado em Angola seja utilizado politicamente por João Lourenço, o atual presidente de Angola.

A decisão sobre o local de descanso final do antigo presidente angolano deve tornar-se uma questão controversa nos próximos dias. O governo já decretou já cinco dias de luto nacional, a começar no sábado, pela morte do antecessor.

Recorde-se que José Eduardo dos Santos morreu, esta sexta-feira, em Barcelona, onde estava internado. A sua colocação nos cuidados intensivos trouxe à luz tensões no seio da família, nomeadamente entre a ex-mulher de José Eduardo dos Santos, Ana Paula, e pelo menos uma das suas filhas, Tchizé dos Santos.

Leia Também: Santos Silva realça papel "determinante" de Eduardo dos Santos na paz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório