Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Líderes da UE chocados com morte de Shinzo Abe, "defensor da democracia"

Os líderes das três principais instituições da União Europeia (UE) lamentaram hoje o assassínio do antigo primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, classificado como um defensor da democracia e do pluralismo.

Líderes da UE chocados com morte de Shinzo Abe, "defensor da democracia"
Notícias ao Minuto

11:07 - 08/07/22 por Lusa

Mundo Japão

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, denunciou o ataque cobarde contra Shinzo Abe, que considerou "um verdadeiro amigo e feroz defensor da ordem multilateral e dos valores democráticos".

"Estou chocado e triste com o ataque cobarde contra Shinzo Abe enquanto desempenhava funções profissionais", escreveu Michel na sua conta na rede social Twitter.

Na mesma rede social, a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu o ex-primeiro-ministro japonês como "uma pessoa maravilhosa, um grande democrata e campeão da ordem mundial multilateral", adiantando que o seu "assassínio brutal e cobarde está a chocar o mundo inteiro".

Pela sua parte, a presidente do Parlamento Europeu disse, também num 'tweet', estar "triste e chocada" com o acontecimento.

O antigo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu hoje depois de ter sido atingido a tiro enquanto discursava num comício eleitoral em Nara, uma cidade no oeste do Japão, anunciou o seu partido.

Abe, 67 anos, foi atingido pelas costas quando fazia um discurso na rua antes das eleições parlamentares de domingo.

Leia Também: Europa, Ásia e Austrália condenam ataque a ex-primeiro-ministro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório