Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

As imagens do momento em que Shinzo Abe foi baleado em comício no Japão

Ex-primeiro-ministro japonês foi atacado na cidade de Nara.

Notícias ao Minuto

08:32 - 08/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Shinzo Abe

O antigo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, foi baleado durante um comício na cidade de Nara, esta sexta-feira, e acabou por morrer, depois de ter sido hospitalizado em estado considerado grave.

No momento do ataque participava num comício eleitoral do Partido Liberal Democrático (PLD) para as eleições parlamentares de 10 de julho. O ex-governante terá sido baleado no lado esquerdo do peito e no pescoço.

A polícia disse que o suspeito,  um homem de 41 anos, já foi detido. A NHK citou o suspeito, identificado como Tetsuya Yamagami, como tendo dito às autoridades que estava insatisfeito com Abe e que quis matá-lo.

A imprensa japonesa dá também conta de que Yamagami será habitante de Nara e terá servido no exército.

"Houve um estrondo alto e fumo", descreveu o empresário Makoto Ichikawa, que estava no local, à Reuters, acrescentando que a arma era do tamanho de uma câmara de televisão. "No primeiro tiro, ninguém percebeu o que estava a acontecer, mas depois do segundo tiro, o que parecia ser uma polícia especial atacou-o".

O povo japonês, os partidos políticos e os líderes mundiais já expressaram o choque e condenaram a tentativa de assassinato. A violência política é rara no Japão, um país com regulamentações rígidas sobre armas.

Veja as imagens do momento em que o ataque ocorreu num vídeo acima, bem como o aparato no local.

[Notícia atualizada às 10h30]

Leia Também: Shinzo Abe, o líder japonês que resistiu a escândalos e bateu recordes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório