Meteorologia

  • 11 AGOSTO 2022
Tempo
25º
MIN 19º MÁX 26º

ACNUR alerta para gravidade dos novos ataques em Moçambique

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou hoje em comunicado para a gravidade dos novos ataques em Cabo Delgado, provocando 36.000 deslocados em distritos até agora considerados seguros.

ACNUR alerta para gravidade dos novos ataques em Moçambique

Um dos mais recentes ataques "ocorreu a 35 quilómetros de Pemba", capital da província moçambicana, com um aeroporto que a liga ao resto do mundo, cidade base da ajuda humanitária e um dos principais refúgios para milhares de deslocados.

"O ACNUR está especialmente preocupado com a segurança e o bem-estar dos mais vulneráveis entre os deslocados, incluindo mulheres e crianças", sublinha, acrescentando que os grupos armados atacaram perto de estradas "regularmente utilizadas por organizações humanitárias, incluindo o ACNUR, para missões a Ancuabe, Chiúre e Montepuez". 

Cerca de 36 mil pessoas já foram deslocadas pelos ataques de junho em Cabo Delgado e um número não confirmado de pessoas foram mortas, "incluindo algumas por decapitação", além de "várias casas incendiadas e bens saqueados, criando pânico em Ancuabe e nos distritos vizinhos". 

Os recém-deslocados "precisam de assistência para salvar as suas vidas, incluindo acesso a alimentos, abrigo e serviços básicos" que continuam a faltar para acudir a todos. 

As taxas de transporte "aumentaram significativamente devido à crescente procura" e a maioria das pessoas "continua a viajar a pé e está exposta a riscos de proteção", particularmente mulheres jovens.

"Devido à situação de segurança volátil", o ACNUR considera "prematuro" promover o regresso da população aos distritos afetados, como o têm feito autoridades estatais.

"O ACNUR destaca a importância de garantir que os retornos sejam seguros, voluntários e baseados em decisões informadas e que os serviços básicos sejam restabelecidos nas zonas de origem", concluiu.

Leia Também: Insurgência em Cabo Delgado deve continuar nas prioridades

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório