Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Medicamento contra a Covid-19 já em Espanha, mas com efeitos secundários

É possível comprar o Paxlovid em algumas farmácias espanholas.

Medicamento contra a Covid-19 já em Espanha, mas com efeitos secundários
Notícias ao Minuto

15:37 - 07/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O Paxlovid, medicamento oral contra a Covid-19 criado pela empresa Pfizer, já se encontra disponível em algumas farmácias em Espanha. Contudo, tem efeitos secundários, tal como os outros medicamentos.

Até ao momento, foram relatados vários efeitos secundários, enumerados pela US Food and Drug Administration (FDA), entre os quais problemas hepáticos; resistência aos medicamentos anti-HIV; alteração do paladar; diarreia; tensão arterial elevada e dores musculares e no corpo.

No entanto, estes não são todos os efeitos secundários possíveis após a toma de Paxlovid, sendo que o medicamento ainda está a ser alvo de estudo.

Por enquanto, apenas a Cantábria, Catalunha, Andaluzia, Aragão e Navarra comercializam estes comprimidos e só podem ser comprados mediante prescrição médica, avança o jornal espanhol ABC.

Este medicamento, recomendado para doentes de alto risco, foi designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a melhor opção para reduzir o aumento dos internamentos face ao aumento da incidência do coronavírus.

Por enquanto, a sua administração só é recomendada para doentes não vacinados, com mais de 60 anos ou doentes com fraco sistema imunológico. Além disso, é desencorajado para pessoas com baixo risco de desenvolver graves sintomas quando contraem Covid-19.

Leia Também: Covid longa. Investigadora testa em si própria Paxlovid (com sucesso)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório