Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Talibãs concordam com retirada do estatuto de aliado da NATO ao país

Os talibãs demonstraram hoje o seu apoio à decisão dos Estados Unidos de revogar o estatuto do Afeganistão de aliado estratégico fora da NATO (MNNA, na sigla em inglês), uma denominação que os dirigentes afegãos também não aprovavam.

Talibãs concordam com retirada do estatuto de aliado da NATO ao país
Notícias ao Minuto

13:51 - 07/07/22 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Também não ficamos felizes com essa denominação, já que os afegãos foram dizimados por duas décadas, sofreram e padeceram com problemas", disse à agência de notícias Efe o porta-voz adjunto do governo interino talibã, Bilal Karimi.

O estatuto de aliado estratégico fora da NATO foi concedido ao Afeganistão por Washington, em 2012, para facilitar a aquisição de equipamentos militares pelo Governo deposto em Cabul, na época aliado dos Estados Unidos na luta contra os fundamentalistas islâmicos.

Os talibãs assumiram o controlo do Afeganistão no final de agosto de 2021, após uma rápida ofensiva durante a retirada final das forças norte-americanas do país.

Embora não tenha obtido o reconhecimento da comunidade internacional, o Governo talibã busca "manter relações diplomáticas, comerciais e económicas com todos os países", de acordo com Karimi.

O líder talibã Hibatullah Akhundzada afirmou na quarta-feira que o Afeganistão busca um "bom" relacionamento com todo o mundo, inclusive com os Estados Unidos, uma semana depois de afirmar que o seu país não aceitaria "ordens do mundo mesmo se usassem uma bomba atómica".

O Afeganistão está mergulhado numa crise económica agravada pela tomada do poder pelos talibãs em agosto do ano passado, que levou ao congelamento de fundos para a reconstrução do país.

O país também tem sido atingido por desastres naturais, como o terramoto que há duas semanas deixou mais de mil mortos, além de secas e inundações.

Leia Também: Direitos das mulheres. ONU encoraja talibãs a seguir países muçulmanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório