Meteorologia

  • 09 AGOSTO 2022
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 31º

Polónia concedeu mais de 96 mil vistos a refugiados em maio

A Polónia foi o Estado-membro da União Europeia (UE) que maior número de refugiados ucranianos acolheu em maio (96.085), na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, revelou hoje o Gabinete de Estatísticas da União Europeia - Eurostat.

Polónia concedeu mais de 96 mil vistos a refugiados em maio
Notícias ao Minuto

11:24 - 07/07/22 por Lusa

Mundo Polónia

Depois da Polónia (96.085), a Roménia (20.435) e a Bulgária (19.860) foram os países que mais concederam estatuto de proteção temporária a ucranianos, em maio.

O serviço de estatística da UE ressalva, no entanto, que há casos como o de Portugal -- com 3.560 vistos concedidos a ucranianos - que deram proteção a pessoas de outras nacionalidades, no caso 825 nigerianos - e da Polónia, que acolheu também 205 russos.

Os dados hoje apresentados referem-se a outorgas de proteção temporária na sequência de uma decisão do Conselho da UE, em 04 de março, para dar resposta a uma enorme vaga de refugiados fugidos da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro.

Perto de 5000 civis morreram na guerra na Ucrânia, segundo dados das Nações Unidas, que tem alertado que o número de vítimas civis será consideravelmente superior, dadas as dificuldades em confirmar as informações nas regiões do país onde há mais combates.

O conflito levou ainda mais de sete milhões de pessoas a fugirem do país.

Leia Também: Polónia acusa Rússia de piratear e divulgar e-mails do Governo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório